InícioAMAZONASInscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do AM abrem...

Inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do AM abrem na próxima semana

Será aberto em 19 de maio, o período de inscrições para a primeira mobilização de 2025 do Provão Eletrônico voltado para municípios do interior do Amazonas. Nesta etapa, participarão do certame os estudantes das cidades de Apuí, Coari, Itacoatiara, Manacapuru e São Paulo de Olivença. As inscrições seguem até a quinta-feira (23).

A inscrição deve ser feita de maneira on-line, por meio do site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br. No preenchimento do formulário, é necessário anexar RG, CPF e comprovante de residência do candidato inscrito.

As provas serão realizadas entre os dias 26 e 30 de maio, nos turnos matutino e vespertino, também por meio de plataforma virtual, com aplicação em escolas polo da rede estadual. Em Apuí, a aplicação ocorrerá na Escola Estadual (EE) Profª Maria Cutarelli Lira; em Coari, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Profº Manuel Vicente F. Lima; em Itacoatiara, no Ceti Dom Jorge Edward Maskell; em Manacapuru, na EE Virgília Alexandre Maddy; e em São Paulo de Olivença, no Ceti Calixto Ribeiro.

A previsão para 2025 é alcançar 16 municípios do interior ao longo de três mobilizações do Provão Eletrônico. A segunda mobilização está prevista para julho e contemplará os municípios de Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Manicoré e Lábrea. A terceira e última será realizada em outubro.

A prova

O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia.

Ao final do Provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações são realizadas por meio de um sistema on-line, e a Gaeed disponibiliza profissionais aplicadores que acompanham e orientam sobre questões relacionadas ao certame nos municípios.

A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos. O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino) e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS