O Instagram anunciou na segunda-feira (6) uma ampliação em seu mecanismo que limita a exibição de conteúdo sensível na plataforma. Agora, este controle de conteúdo vai abranger mais do que a guia Explorar, com uma gama maior de possibilidades para limite de exibição deste tipo de conteúdo.

Os usuários poderão controlar a quantidade de contas e de conteúdo sensível que é vista na aba Pesquisar, no Reels, nas contas recomendadas para seguir, nas páginas de hashtag e nas recomendações no feed. A atualização estará disponível para todos os usuários já nas próximas semanas.

“Com essa atualização, também estamos empregando a tecnologia que usamos para aplicar as nossas Diretrizes de Recomendações às recomendações do Instagram em Pesquisar e nas Páginas de hashtag”, disse um porta-voz da rede social em comunicado à imprensa.

O que é conteúdo sensível?

A plataforma classifica como conteúdo sensível publicações que não violam as regras de comunidade, mas que ao mesmo tempo não atendem às diretrizes de recomendação. Neste “limbo”, entram conteúdos relacionados ao tabagismo, violência não gráfica ou drogas farmacêuticas.

A plataforma também renomeou as opções de controle para que cada uma delas reflita quais serão as mudanças nas contas. Serão disponibilizados três níveis de visibilidade: padrão: para quem não quer ver algumas contas e conteúdos sensíveis; mais: para quem aceita ver mais contas e conteúdos sensíveis (disponível apenas para usuários maiores de 18 anos); menos: para quem quer ver ainda menos contas e conteúdo sensível.

Configuração

Como configurar o controle de conteúdo sensível: Acesse seu perfil; Toque no menu Configurações no canto superior direito; Toque em Conta; Toque em Controle de conteúdo sensível; Nessa página, você pode manter a configuração padrão (“Padrão”) ou escolher ver mais (“Mais”) ou menos tipos de conteúdo sensível (“Menos”).

O Instagram ressalta que é possível alterar essas configurações a qualquer momento, além de que oferece outras opções para personalizar a experiência na plataforma, como Controle de comentários, Restringir, Bloquear e Silenciar.

Com informações do Olhar Digital