A captura de imagens, o registro de vídeos e a detecção de som, são recursos que podem ser utilizados como provas para atestar a culpa ou inocência de alguém suspeito de um crime. Para confirmar a veracidade, autenticidade e lisura destas provas, o Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) conta com o Setor de Perícias em Áudio e Vídeo (SPAV), laboratório exclusivo para analisar este tipo de demanda.

 

Em 2020, o Instituto produziu mais de 210 laudos periciais em materiais de áudios e vídeos. A perícia audiovisual é utilizada quando, por interesse das autoridades de polícia e da justiça, há a necessidade da verificação técnica destes recursos.

 

Essas perícias no IC são realizadas com o auxílio de uma estação de trabalho, com programas computacionais capazes de promover a análise e reprodução de arquivos digitais audiovisuais.

 

Especializado em realizar laudos periciais desse tipo, o perito Victor Hugo Santos, fala da importância da capacitação profissional para desempenhar o trabalho técnico. “É necessária formação profissional, constante atualização em cursos e, principalmente, experiência do perito criminal nestes complexos tipos de perícia”, destaca Victor.

 

Provas essenciais – A proporção de dispositivos digitais no Brasil é maior do que a de habitantes. Enquanto a quantidade de computadores, tabletes, notebooks e smartphones somam mais de 424 milhões de aparelhos ativados, a população do país é de 211 milhões. Os dados são, respectivamente, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Victor Hugo enfatiza, ainda, que além dos equipamentos de filmagens de uso pessoal e móvel como é o caso do celular, por exemplo, há também aparelhos de filmagens públicos e particulares, que realizam o monitoramento eletrônico de casas e estabelecimentos comerciais.

 

Todos estes equipamentos têm as funções de produzir fotos ou gravações de áudio e vídeo, que em circunstâncias criminais, podem ser determinantes para embasar o relato de testemunhas e, consequentemente, a punição ou declaração de inocência de criminosos.

 

O trabalho específico desta área audiovisual ganha mais importância porque os laudos periciais podem auxiliar investigações de crimes das mais diversas naturezas, já que fotos e vídeos podem comprovar fielmente a conduta criminosa de inúmeras infrações penais.

FOTO: Divulgação/SSP-AM