TCE


Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 12 de outubro, na Rua 1º de Maio, bairro Nova Vitória, zona leste de Manaus, o Especial Dia das Crianças, uma iniciativa dos Institutos de Ações Sociais: Instituto Click Solidário, Instituto de Artes, Cultura e Cinema Araújo e Vem Dançar com Hudson Praia, em parceria com o portal Blitz Amazônico e Estúdio de Podcast O Quarto Poder, além de vários parceiros de portais de notícias, fotógrafos e cinegrafistas.

A realização deste evento especial do Dia das Crianças na comunidade Nova Vitória é um projeto liderado pelo jornalista Edivan Farias, morador da comunidade há mais de 20 anos, que sempre esteve atento às necessidades básicas das crianças e dos moradores.

Ele tem sido um defensor ativo das causas das famílias, seja em relação ao saneamento básico, asfaltamento, energia elétrica ou postos de saúde, cobrando o poder público através de ofícios e visitas às secretarias para melhorar a vida dos moradores do bairro.
Para o jornalista Farias, no Dia das Crianças, o que elas mais querem é ganhar presentes e brincar com seus amiguinhos.

É um dia aguardado por todas as classes sociais, mas esse sentimento de realização ao receber um presente é mais evidente nas classes com menor poder aquisitivo, onde os pais muitas vezes não têm condições de comprar presentes para seus filhos, causando frustração e tristeza.

“No primeiro ano em que realizei este evento, percebi que poderia fazer muito mais por eles. Pedi ajuda a vários amigos, familiares, parceiros e diversos políticos, mas nunca recebemos ajuda de nenhum político. Mesmo assim, conseguimos realizar uma festa maravilhosa para as crianças e para os pais, que também participam jogando bingo e ganhando mantimentos e eletrodomésticos. Ou seja, os filhos e os pais ficam felizes”, concluiu Edivan Farias.

O dançarino Hudson Praia, participante ativo desde 2007 em projetos de ação social e parceiro neste projeto do Click Solidário, foi o apresentador oficial do evento, coordenando os sorteios, brindes e o bingo. Ele afirma que “fazer a alegria das crianças é também fazer a alegria dos pais, todos ficam felizes”. Essa parceria de sucesso beneficia toda a comunidade, conclui.

“Estamos muito felizes por recebermos essa ação do Edivan Farias. Nossos filhos e netos não receberam presentes, porque muitos aqui são pessoas humildes que mal têm dinheiro para comprar alimentos. Meus netos estão aqui correndo e brincando com os brinquedos que receberam. Ainda nos divertimos com os palhaços e a Branca de Neve. Só temos a agradecer e esperamos que este projeto nunca acabe”, disse a moradora do bairro, Graça da Silva Barros, de 62 anos.

Esta é a primeira vez que o Instituto de Artes, Cultura e Cinema Araújo – IACCA, participa do evento em parceria com o Click Solidário. Estamos muito felizes com esta realização. As crianças só querem brincar e ter um brinquedo para passar o tempo da melhor forma possível. Percebi que muitas delas não têm condições, e poder fazer o mínimo por elas é um presente para mim. Ganhei o melhor presente: sair maravilhado com tanta energia positiva. O Instituto de Artes, Cultura e Cinema Araújo – IACCA traz para a comunidade cursos técnicos de Artes, Cultura, Cinema, Fotografia, Filmagem e Edição. Vamos buscar parcerias com as escolas e iniciar as aulas o mais breve possível”, disse o presidente do Instituto, Francisco Araújo.

Entre os parceiros: Manaus Selvagem, Fato Amazônico, Foco Amazônico, Unomidias, Mix De Notícias, Opinião Manauara, Flavio Anderson, Estilos Collor, Portal Do Moraes, Portal Do Jota, Click Cidade, Portal Do Generoso, Anjd, Vigu Modas, Dudu Modas, Portal Chibata, Portal Impacto, Blitz Amazônico, Wallace Cavalcante, Luizinho De Carvalho, João Soares, Ricardo Machado E Leandro Castro, Maike Lima, Francisco Araújo, Simone, Clayse, Topzinha, Dj Binlade, G Marques, Flavio Anderson E Wellinton Silva, Lanche Do Biel, Word Game, Mercadinho Maranhão, Mercadinho Marinho, Dra.

Marisa, Ricardo Souza, Emanuel, Edi Filho, Paula Barbosa, Simone e Silvia.
Data para o próximo evento: Em dezembro, na rua 1 de maio, festa natalina do final de ano, que acontece anualmente todo dia 25 de dezembro.

 

Foto: Flávio Anderson