TCE

Com o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança para os consumidores amazonenses durante as compras de Natal, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) realiza, desde o dia 22 de novembro, a operação especial “Boas Festas” na capital e Região Metropolitana. A ação encerra nesta sexta-feira (10/12).

A operação tem por objetivo fiscalizar produtos da época natalina, verificando o peso e a quantidade informada nas embalagens dos itens como panetones, peru, pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanha, nozes, vinhos, entre outros. O Ipem verifica também a segurança e a qualidade dos brinquedos, bicicletas de uso infantil e luminárias natalinas.

Até esta quinta-feira (09/12), foram fiscalizados 382 estabelecimentos comerciais, onde 15 empresas foram autuadas. Ao todo, foram fiscalizados 32.013 produtos, como panetones, peru, pernil, chester, frutas cristalizadas, entre outros. Destes, 5.409 estavam irregulares, dentre eles estão os tradicionais pisca-piscas com 3.042 produtos reprovados, material elétrico de baixa tensão com 39 peças de fios e cabos, e 1.900 brinquedos. Todos estavam sem a certificação do Inmetro. Foram também fiscalizados 2.219 panetones, sendo testadas 428 amostras de 400 gramas laboratório do Ipem, e após ensaio todos foram reprovados por estarem abaixo do peso, onde o consumidor estava perdendo ao menos 24 gramas.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, é importante que os consumidores ao fazerem as suas compras de fim de ano fiquem atentos ao peso e ao selo do Inmetro.

“Nós orientamos que, ao fazerem as compras natalinas, observem se aquele produto possui o peso indicado na embalagem, pois todo estabelecimento comercial deve possuir uma balança verificada pelo Ipem, de fácil acesso, onde o consumidor pode fazer uma simples pesagem e checar se está sendo lesado”, orientou Márcio Brito.

Outra dica bastante importante é verificar se os produtos como brinquedos e luminárias natalinas possuem o selo do Inmetro, isso garante que os produtos foram testados e estão seguros para serem adquiridos. Caso desconfie de possíveis irregularidades denuncie à nossa ouvidoria, no 0800 092 2020, que enviaremos uma equipe para verificar a procedência da denuncia”, alertou.

Notificação – As empresas notificadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, podendo chegar a R$ 2,2 milhão.

 

Fonte: IPEM-AM

Foto: Divulgação