O pedido foi feito pela parlamentar, em evento que reuniu pessoas com deficiência e seus familiares

Na semana nacional da Pessoa com Deficiência e atendendo ao pedido público feito pela deputada estadual Joana Darc (PL), o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou que a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) voltará para a estrutura de pastas do Executivo.

O apelo foi feito por Joana Darc, em evento realizado na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções Vasco Vasques. Na ocasião, também estavam presentes pessoas com deficiência, familiares, entidades e ativistas da causa.

“Quero em nome dessas pessoas, pedir a volta da Secretaria da Pessoa com Deficiência no nosso Estado. Quero pedir, governador, porque ela não é só uma estrutura, ela é a política pública, é a casa das pessoas com deficiência. Ela é a garantia de direitos, e é o desejo de todos que estão aqui”, disse Joana Darc, que também indicou ao Governo do Amazonas a criação de um Centro Multidisciplinar para atender as pessoas com deficiência.

Em resposta pública e imediata Wilson Lima disse que tem conversado quase que diariamente com Joana Darc, sobre políticas públicas efetivas de inclusão econômica e social das pessoas com deficiência no Estado, e que não só reativará a Seped, como construirá o modelo de atendimento e trabalho, junto com a parlamentar, entidades e sociedade civil organizada.

“Tenho tido muitas conversas com a deputada Joana Darc. Quero aqui, fazer um compromisso com vocês. Vou recriar a Seped, e o detalhe, não quero colocar só um nome para dizer que é secretária da pessoa com deficiência. Quero construir com vocês um projeto para atender essas crianças, essas pessoas, para atender as famílias”, enfatizou Wilson Lima.

De acordo com o chefe do Executivo, e como sugeriu a deputada Joana Darc, a nova estrutura da Seped proporcionará um novo conceito de atendimento e serviços. A ideia é que seja uma estrutura que ofereça dignidade e total acessibilidade ao público.

“E logo, logo a gente vai começar a construir esse projeto, e vou chamar todos vocês, para apresentar e dizer como é que vai ser. Com as adaptações necessárias, com acessibilidade, com tudo que prevê o conforto para o atendimento das pessoas que precisam de atendimento da Seped”, frisou Wilson Lima.

A resposta imediata e positiva ao seu pleito deixou a deputada Joana Darc emocionada e na expectativa para o início dos trabalhos, para a retomada da Seped.

“Tudo que falei, disse em nome de tantas outras mães, outras famílias, que assim como eu e a minha, têm a missão de cuidar de uma pessoa com deficiência. Estou muito emocionada, estamos caminhando para construir um Estado, onde a inclusão e o acesso, tornarão as pessoas com deficiência capazes de alcançar lugares nunca imaginados”, comemorou Joana Darc.

*Centro Multidisciplinar*

O projeto idealizado por Joana Darc, e que foi indicado ao Governo, pretende criar uma estrutura de atendimento de reabilitação, terapias e serviços sociais voltado para as pessoas com todos os tipos de deficiência.

Segundo Joana Darc, esse é um dos grandes anseios de quem já nasceu com algum tipo de deficiência e de quem por algum motivo, tornou-se pessoa com deficiência.

“Vamos concentrar tudo em um só lugar. Sabemos que o deslocamento de pessoas com deficiência pode ser bastante complicado. Então, vamos criar um espaço onde essas pessoas terão todos os atendimentos necessários, de maneira concentrada”, destacou Joana Darc, que se comprometeu em destinar recursos de emendas parlamentares para auxiliar na construção do espaço.

Foto: Matheus Ponce