TCE

Manaus – O paciente que apresenta sintomas ‘sugestivos’ de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, apresenta melhoras, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O órgão disse que as lesões no corpo do homem já estão em processo de cicatrização.

Na última sexta-feira (1º), a Secretaria de Estado de Saúde divulgou que o primeiro caso suspeito da doença foi registrado em um homem, que viajou no dia 22 de junho, para Parintins, acompanhando turistas holandeses e franceses. Após apresentar sintomas, ele foi até a Fundação de Medicina Tropical (FMT).

Ao desconfiar da varíola dos macacos, o medico que atendeu o paciente, informou a suspeita ao Cievs, e recomendou o isolamento.

Já nesta quarta-feira (6), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Amazonas, que segue com um caso suspeito de monkeypox (varíola dos macacos) no estado, divulgado anteriormente.

O paciente suspeito para monkeypox (varíola dos macacos), residente em Manaus, apresenta melhora clínica com regressão de sintomas. Pessoas que tiveram contato direto com o paciente, até o momento não apresentaram lesões.

Dois casos que estavam sendo investigados pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, não preenchem a definição de caso suspeito para monkeypox do Ministério da Saúde.