Amazonas – A Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), vai disponibilizar testes rápidos para diagnóstico de hepatites virais B e C, e vacinas contra a doença em ação a campanha ‘Julho Amarelo’.

O objetivo da ação é cumprir a meta de eliminar a doença até 2030, defendida pela Organização Mundial da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A prefeitura irá realizar também, a distribuição de preservativos para população.

O ponto de coleta será realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Hospital Geral Eraldo Falcão, no horário de 8h às 16h, na sede do município.

Campanha

O Julho Amarelo visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.

As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Os tipos B, C e D são as formas mais graves, tendo transmissão por relação sexual desprotegida, por transfusão sanguínea e derivados do sangue contaminado, pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.