TCE

A partir do próximo dia 13 de junho, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) contará com diversas mobilizações para a doação de sangue. O movimento envolve a sociedade civil organizada, empresas privadas, igrejas e instituições públicas que se uniram ao hemocentro para levar doadores de sangue e garantir o estoque adequado de bolsas. As parcerias fazem alusão ao Junho Vermelho, reconhecido pelo Ministério da Saúde como mês de conscientização para esse ato solidário. No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

No próximo sábado (13), véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, o grupo “Super Doadoras” abre a campanha movimentando atletas profissionais e amadores para a doação voluntária.

No dia 16 (terça-feira), é a vez da campanha em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que contará com a presença de torcedores e jogadores de pelo menos dez clubes do futebol amazonense. A iniciativa será realizada em vários estados e está sendo promovida pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

O Hemoam fará, no dia 17 (quarta-feira), um receptivo especial aos doadores, com lanche diferenciado e a participação de instituições, como o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), além de uma faculdade particular e membros de igrejas de Manaus.

Agendamento – Todas essas programações foram sistematizadas de modo que não haja aglomerações no Hemoam. Os agendamentos continuam sendo recomendados para todos os doadores que desejarem contribuir com o Junho Vermelho, mas não são obrigatórios. O agendamento pode ser realizado, em horário comercial, por ligação para 3655-0166, por mensagem de whatsapp para 98421- 4180 ou pelo site www.hemoam.am.gov.br

Incentivos – O Junho Vermelho também ganhou a adesão de diversas empresas privadas. Muitas oferecem descontos em produtos e brindes para quem comparecer ao Hemoam. A 99, empresa de mobilidade urbana, está oferecendo desconto de R$ 30 na ida e R$ 30 na volta para corridas com destino à sede do Hemoam, no bairro Chapada. Para ativar os descontos, basta incluir o código DOESANGUEMAN no aplicativo até o dia 30/06.

Sangue Verde e Amarelo – No dia 16 de junho, a Campanha Nacional Sangue Verde e Amarelo terá mobilização em Manaus e vai movimentar atletas e torcedores do Futebol Amazonense. A iniciativa é da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) junto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conta com o apoio da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE). A campanha dispõe de um aplicativo (Sangue Verde e Amarelo), que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play, para facilitar o agendamento de doações individuais durante a pandemia. Essa ação já aconteceu na cidade de São Paulo, nas Arenas do Corinthians e do Palmeiras/Allianz Parque.

Como doar sangue – Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul da capital. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, no bairro São José, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h45.

Fotos: Divulgação/Hemoam

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam): Felipe Nascimento (98151-7969 e 3655-0245).