TCE

AMAZONAS – O ex-prefeito cassado de Coari, Adail Pinheiro Filho (Podemos), vai apoiar seu primo e seu ex-vice-prefeito, Keitton Pinheiro (PSD), na eleição suplementar do município. As informações foram confirmadas pela assessoria de Adail. Keitton vai concorrer à eleição suplementar contra Robson Tiradentes Júnior (PSC).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a previsão é que o pleito ocorra no dia 5 de dezembro deste ano.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, determinou no último dia 14, imediata realização de nova eleição majoritária em Coari. Segundo Horbach, o indeferimento do registro do candidato mais votado para o cargo de prefeito de Coari, na época Adail Filho (PP), acarreta na convocação de nova eleição majoritária no município.

Apesar do TRE-AM ter lançado um edital, no início deste mês, para o cargo de juiz eleitoral em Coari, o atual magistrado daquela cidade, Fábio Alfaia, é quem deve conduzir a eleição suplementar do município, conforme determinação do TSE, após confirmar a cassação do ex-prefeito Adail Pinheiro (PP).

Em dezembro do ano passado, o TRE-AM suspendeu a candidatura do prefeito reeleito, Adail Filho. O motivo da cassação de mandato de “Adailzinho”, impetrada pela coligação “Ficha Limpa Para Coari”, seria o acúmulo de mandatos consecutivos por um mesmo grupo familiar, algo que é proibido e consta no artigo 14o da Constituição Federal.

Adail Pinheiro, pai do prefeito reeleito, foi chefe do Executivo Municipal entre 2012 e 2015 e, logo em seguida, foi sucedido por Adail Filho, 2016 a 2020.