A Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Itacoatiara (a 270 km de Manaus), foi alvo de um ato de vandalismo e furto na noite de quarta-feira (9), causando profunda consternação entre os fiéis. Criminosos invadiram o templo, destruíram objetos sagrados e levaram equipamentos, deixando um rastro de destruição.
O crime foi descoberto por volta das 19h de quinta-feira (10), quando membros do grupo de jovens da comunidade chegaram para as atividades religiosas semanais. “Encontramos tudo destruído”, relatou Hugo Samuel, coordenador do grupo. “Eles entraram por um basculante, usando cordas, e causaram um cenário de destruição. Quebraram o bebedouro, uma caixa de som e, o mais doloroso para nós, destruíram o sacrário. Também furtaram um ventilador e arrancaram outro da parede, destruindo-o.”
Em nota, a Prelazia de Itacoatiara expressou “profundo pesar e firme repúdio diante do ato de desrespeito e sacrilégio”. A manifestação também reforçou a solidariedade aos fiéis e o compromisso com a defesa da liberdade religiosa e a proteção dos espaços sagrados. A nota conclui com uma mensagem de fé: “Que a paz do Senhor, que é maior que todo entendimento, reine nos corações”.


