TCE

O piloto da McLaren Lando Norris foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP da Austrália de 2024.

O piloto da McLaren cravou de 1m18,564s para terminar apenas 0,018 segundos mais rápido que Max Verstappen, da Red Bull, que reclamou de danos no assoalho no final quando escapou da pista.

George Russell conseguiu um P3 no final, após uma bandeira vermelha provocada por uma forte batida de Alex Albon.

Ambos os pilotos da Mercedes sofreram com ‘pedais de freio longos’ no início do treino, embora Russell finalmente tenha confirmado que o problema foi posteriormente corrigido.

Fernando Alonso, da Aston Martin, passou o primeiro treino do fim de semana testando uma asa dianteira atualizada e, portanto, foi equipado com apetrechos aerodinâmicos. Mas o espanhol ficou mais tarde confinado à garagem durante quase 15 minutos depois de derrapar na saída da curva 10, após uma saída de traseira.

Russell cometeu um erro na primeira parte da mesma chicane e fez um passeio pela grama, mas escapou de danos, enquanto o piloto da Sauber, Valtteri Bottas, seguiu Alonso até a brita, rodando entre a primeira e segunda perna da curva.

Faltando 20 minutos para o fim, o piloto da Williams, Albon, bateu forte nas curvas sete e oito, provocando um período de bandeira vermelha – seu carro ricocheteou na zebra na saída na curva seis e bateu no muro com a dianteira esquerda, causando grandes danos a ambos os lados do FW45.

Quando a ação recomeçou, tanto Lewis Hamilton quanto Verstappen cometeram erros nas primeiras voltas, levando a preocupações com danos no assoalho para ambos os pilotos.

A diferença entre Norris e o companheiro de equipe Oscar Piastri em P10 foi de apenas 0,354s, com o grid todo espalhado em apenas um segundo e meio.

Charles Leclerc foi o quarto colocado pela Ferrari, à frente de Yuki Tsunoda, da RB, que fez uma volta promissora antes da bandeira vermelha.

Perez cometeu um erro no que parecia ser uma volta boa o suficiente para incomodar os três primeiros, mas saiu na penúltima curva e terminou em P6, à frente de Lance Stroll, da Aston Martin.

Carlos Sainz voltou ao cockpit ficando em P8 após se recuperar de uma cirurgia, com Hamilton e Piastri completando o top 10.

Daniel Ricciardo ficou quase meio segundo atrás do seu compatriota em P11, com Albon em P12, apesar do acidente.

Kevin Magnussen foi o próximo pela Haas, à frente de Logan Sargeant, da Williams, e da Alpine de Esteban Ocon, com Nico Hulkenberg, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Zhou Guanyu e Bottas completando a tabela de tempos.

 

Fonte: Autorancing

Foto: Divulgação