Uma ocupação bem diferente da que estamos acostumados a ver, 130 lideranças de Autazes e Careiro da Várzea foram até a sede do DSEI Manaus na tarde desta terça feira, para defender a SESAI e o modelo de atenção do DSEI.

Na ocasião as lideranças pontuaram as melhorias alcançadas nos últimos 20 meses e apontaram o caminho para as melhorias futuras, aproveitaram para realizar alinhamentos relacionadas a demandas reprimidas das aldeias.

Para entender, o Dsei é ligado ao Ministério da Saúde, e é responsável pela reordenação de saúde e das práticas sanitárias, além de desenvolver as atividades administrativas necessárias à prestação da assistência e controlo social Indígena.

O Dsei Manaus atende um total de 30 mil Índios, sendo eles de 35 etnias em 253 Aldeias, para isso a instituição conta com 17 polos bases com uma equipe multidisciplinar de atenção à saúde indígena no âmbito da atenção básica de saúde e tem seguinte composição mínima: Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Indígena de Saúde – AIS, Agente Indígena de Saneamento – AISAN.