TCE

Em Manaus especialmente para prestigiar evento da coligação ‘Em Defesa da Vida’ (PT/MDB/PSD/PCdoB/PV), lideranças da etnia Kambeba reafirmaram seu apoio à candidatura de Omar Aziz (PSD-AM) para reeleição ao Senado Federal. Os indígenas viajaram mais de 900 quilômetros de São Paulo de Olivença até a capital amazonense e reiteraram a importância de eleger a chapa dos candidatos do presidente Lula (PT) para resguardar os direitos dos povos originários.

“Viemos do município de São Paulo de Olivença, sou cacique geral do meu povo kambeba, trabalho com 44 aldeias e quero falar aqui como índio que nós do Alto Solimões apoiamos Lula. E nós indígenas estamos também com Omar Aziz. Essa luta é nossa porque nós queremos melhoria, pois quando Lula era presidente nós povos indígenas éramos respeitados”, declarou o cacique Melquides Kambeba.

]O cacique estava acompanhado de outras lideranças do município de Amaturá, que também deixaram claro o seu apoio aos candidatos da coligação liderada por Lula e Omar. O respeito aos direitos dos povos originários na época do governo Lula é um dos principais motivos pelo apoio à chapa, principalmente pelo fato do povo Kambeba ter sofrido com diversos ataques e ameaças violentas nos últimos anos.

Os Kambeba, também conhecidos pelo nome Omágua, são um povo originário da Amazônia brasileira e peruana. No Brasil, o povo Kambeba está localizado em todos os municípios no Alto Rio Solimões, mais precisamente em São Paulo de Olivença. Desde 2020, indígenas da etnia Tikuna e Kambeba de Benjamin Constant e São Paulo de Olivença denunciam o avanço na ocupação ilegal de suas áreas.

Há relatos de famílias indígenas do povo Kambeba que tiveram roças destruídas e a área onde moram invadida por criminosos com a intenção de lotear a terra e comercializar terrenos no perímetro de São Paulo de Olivença.

“Esse apoio das lideranças indígenas mostra que estamos do lado certo. Do lado da preservação da Amazônia, da defesa da floresta em pé e da floresta como vetor de desenvolvimento econômico sustentável das nossas potencialidades. Os povos indígenas não são respeitados neste atual governo e nós podemos mudar esse cenário colocando pessoas como Lula na presidência”, defendeu Omar Aziz.