O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou hoje, durante participação no podcast Mano a Mano, que o governo federal lançará ainda neste mês uma série de programas sociais, com destaque para uma linha de crédito especial destinada à aquisição de motocicletas elétricas por motoristas de aplicativo em todo o país.
A iniciativa, segundo o presidente, integra um pacote mais amplo que visa beneficiar diversas camadas da população. Além do financiamento para motos elétricas, Lula adiantou a distribuição gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda e um programa de financiamento voltado para reformas residenciais.
“Tenho três programas para anunciar”, antecipou o presidente no podcast apresentado pelo músico e compositor Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, disponível a partir desta quinta-feira.
Detalhando os projetos, Lula mencionou a linha de crédito para reformas de imóveis. “Ainda este mês, eu tenho que anunciar um programa de crédito para reforma de casa. Porque, às vezes, você tem sua casinha e você não quer uma casa nova; você quer fazer um quarto, quer fazer um banheiro novo. Então, a gente vai abrir linha de crédito para a reforma de casa”, explicou. O presidente também reiterou a meta do governo de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida até o final de seu mandato, em dezembro de 2026.
“Vou abrir uma linha de crédito para financiar moto elétrica para os entregadores de alimentos neste país”, prometeu Lula, ressaltando o foco na categoria que utiliza motocicletas para trabalho. Por fim, o presidente confirmou: “E vamos anunciar gás de cozinha para as pessoas mais pobres do país, na cesta básica”.
Esses anúncios sinalizam um esforço do governo para impulsionar a economia e oferecer suporte direto à população em diferentes frentes.


