Após 20 anos, o município de Presidente Figueiredo voltou a sediar o grupo 1 dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). A cerimônia de abertura, realizada na tarde desta segunda-feira (27), a partir 14h, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, reuniu além dos atletas e equipe técnica das delegações dos oito municípios do Polo 1 da competição, a prefeita Patrícia Lopes, anfitriã do evento, os prefeitos Beto D’Ângelo, de Manacapuru, e Augusto Ferraz, de Iranduba, o deputado estadual Cristiano D’Ângelo, autoridades locais e a comunidade.
Mantendo a tradição, após o desfile das delegações, cerimonia continuou com a condução e acendimento da Pira Olímpica, pelo atleta Vinicius Costa de Freitas, do Ceti Maria Eva dos Santos ato simbólico que remete à Grécia Antiga, onde as Olimpíadas tiveram sua origem e o Juramento do Atleta, proferido pala atleta Monique da Silva Lima e repetido por todos os estudantes atletas presentes. A competição segue até o dia 1º de junho, com 1.110 atletas disputando as melhores colocações em cerca de 20 modalidades esportivas.
Ao dar as boas-vindas aos participantes da competição, a prefeita Patrícia Lopes se disse especialmente feliz por vivenciar mais um momento histórico para o município, com a volta dos jogos escolares.
“Sejam todos bem-vindos. Estamos à disposição para acolher todos vocês”, afirmou, desejando sucesso à todas as delegações. Patrícia Lopes fez um agradecimento especial aos coordenadores da competição, profissionais das secretarias municipais de Educação (Semed) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que não mediaram esforços para ela acontecer.
“Obrigada pela seriedade, compromisso e trabalho de todos vocês. Meus agradecimentos também a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), aos gestores, professores e pais, que também estiveram engajados nessa missão. Saber reconhecer a importância de cada um, faz a diferença na gestão pública. Este evento simboliza não apenas a competição saudável, mas também a união e a celebração do esporte, que aliado a educação, têm papel decisivo na formação do cidadão de bem, que todos se tornarão”, destacou.
Além da anfitriã Patrícia Lopes, os prefeitos Beto D’Ângelo e Augusto Ferraz, o deputado Cristiano D’Ângelo e os vereadores Ronaldo Macarrão e Tharlisson Barros, fizeram discursos destacando a importância do esporte na formação dos jovens e o impacto positivo dos Jogos Escolares na comunidade.
Parlamentares, prefeitos e gestores presentes à cerimônia de abertura do JEA’s fizeram questão de parabenizar a prefeita Patrícia Lopes pela gestão do município, com investimentos visionários e assertivos em todas as áreas da administração.
“A prosperidade se espalha por esse município. Parabéns, prefeita Patrícia Lopes”, disse o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, que também parabenizou atletas e equipe técnica da sua delegação e desejou sucesso na competição.
Augusto Ferraz, prefeito de Iranduba, elogiou a infraestrutura de Presidente Figueiredo e lembrou que os investimentos feitos na gestão Patrícia Lopes para impulsionar o desenvolvimento do turismo no município, gera dividendos para as demais cidades do Amazonas, de base turística.
“São vários gols de placa”, afirmou o vereador Ronaldo Macarrão, citando como exemplo a recente inauguração do estádio municipal de futebol, construído e equipado segundo os padrões Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O vereador Tharlisson Barros, relembrou da sua última participação nos JEA’s, aluno da rede pública de ensino, então com nove anos.
“Estou imensamente feliz em poder estar hoje aqui. Este é um momento muito feliz. A senhora está fazendo uma gestão moderna, deixando um legado para toda a população figueiredense, mas, especialmente, para juventude. Muito obrigada.”
A cerimônia de abertura do JEA’s também contou com apresentações culturais do Grupo de Ginástica Arte e Movimento da Escola Municipal Dr. Octávio Lacombe, e do Grupo de Dança Ágata, que se apresentou ao ritmo da toada de boi bumbá.
Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha