Manaus – A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar neste domingo (10), quatro pontos de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Nestes locais, também estarão disponíveis as doses da vacina contra a covid-19.

Os locais, distribuídos nas zonas Norte (shopping Phelippe Daou), Sul (Studio 5 Centro de Convenções), Leste (Sesi – Clube do Trabalhador) e Oeste (DB da Ponta Negra), estarão abertos das 9h às 16h para receber o contemplado nesta primeira etapa da campanha: trabalhadores da saúde, que devem ser imunizados para as duas doenças (influenza e sarampo), e idosos de 60 anos ou mais, que devem ser vacinados apenas contra a influenza.

Além disso, nestes pontos serão atendidos os adolescentes de 12 a 17 anos e o público de 18 anos ou mais com primeira e segundas doses e doses de reforço (terceira e quarta) contra a Covid-19.

O secretário de Saúde Djalma Coelho destaca que, além de evitar agravamento, hospitalização e óbitos por influenza, a campanha é uma estratégia para interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no Brasil, que voltou a registrar casos da doença em 2018. Manaus não registrou nenhum caso no ano passado, mas no restante do país houve 668 ocorrências, o que representa risco para todos os municípios.

Para ser vacinado é necessário que o usuário apresente documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. Quem estiver com sintomas de qualquer doença na fase aguda, deve aguardar a total recuperação para se vacinar.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira, informa que a vacina contra a influenza é trivalente, que protege contra três tipos de cepas do vírus (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria). Já a do sarampo é a tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola.

Marinélia ressalta que as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia e que também não é necessário, no caso dos adultos, respeitar o intervalo mínimo de 15 dias antes ou depois da aplicação da vacina contra a Covid.