InícioBRASILMarcelo Ramos anuncia projetos de hospitais de excelência para Saúde do Amazonas

Marcelo Ramos anuncia projetos de hospitais de excelência para Saúde do Amazonas

Reunido com as diretorias dos cinco hospitais considerados de excelência pelo Ministério da Saúde no país, os Hospitais Albert Einstein, Sírio e Libanês, Hospital do Coração e Oswaldo Cruz, todos em São Paulo, e o Moinhos de Vento, em Porto Alegre, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) anunciou que todos os dirigentes das unidades se comprometeram em disponibilizar, gratuitamente, ferramentas de gestão às Secretarias de Saúde de todos os municípios do Amazonas. 

“Estamos agendando a vinda dos diretores a Manaus para uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde serão apresentadas as ferramentas, que servirão de apoio à elaboração dos Planejamentos Estratégicos das Secretarias de Saúde do nosso estado, por meio do Programa PROADI-SUS, um programa de promoção de melhoria nas condições de saúde da população”, informou Ramos.

Além da a elaboração do Planejamento Estratégico para Secretarias de Saúde, os programas a serem disponibilizados consistem em consultoria nas áreas de qualificação da Saúde Pública, capacitação e qualificação do capital humano nas unidades de saúde, formação de gestores, trabalhos de prevenção à infecção hospitalar, entre outros, explicou Marcelo Ramos.
 
A articulação com os hospitais de excelência inclui, ainda, o apoio do secretário de Saúde do Interior do Amazonas, Cássio Espírito Santo, e a deputada estadual, Mayara Pinheiro, que preside a Comissão de Saúde da Aleam, que irão organizar entre o final de setembro e o início de outubro a audiência onde os diretores mostrarão os benefícios da adesão aos programas que serão cedidos. 
                   
“Outra ação que deverá ser implantada é um projeto de diagnóstico de hepatite C e D no Amazonas, que tem os maiores índices de prevalência do Brasil. Como os sintomas da doença só aparecem quando a situação já está grave, o diagnóstico quase sempre é tardio e as consequências mais graves”, revelou o parlamentar.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS