TCE
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Covid tem cura” —é o que afirma em letras maiúsculas um dos 30 outdoors que se espalharam por Feira de Santana, na Bahia, em nome de uma associação de médicos defensores do tratamento precoce contra a covid-19, o MPV (Médicos Pela Vida), que na peça publicitária aconselha: “Procure um médico e peça tratamento precoce”.

Incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o suposto tratamento nunca teve sua eficácia comprovada por nenhum órgão internacional respeitado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o FDA, agência norte-americana que regula medicamentos, desestimulam o “tratamento precoce” e até Bolsonaro ameaça recuar sobre o tema.

A foto do outdoor ganhou as redes sociais depois de fotografada pelo advogado Theo Almeida, 55, que, ao voltar de uma trilha de bicicleta, tomou um susto ao se deparar com a publicidade em dois pontos da Avenida Transnordestina.

“Fiquei surpreso e parei a bike imediatamente pra tirar a foto”, afirmou ao UOL. Almeida decidiu ligar para a empresa responsável pelos outdoors e perguntar quem bancou a peça.

“Fui informado que foi um médico da cidade que pagou para colocar 15 placas”, diz. O UOL ligou para a empresa, mas ninguém atendeu o telefone.

Com informações do UOL.