Ramal Santa Maria, no Km 13 da AM-070, é canal de escoamento da produção agrícola e está com 74% das obras concluídas

A reforma de um ramal antes prejudicado pelas condições irregulares pode mudar a realidade de quem aguardava há décadas pela melhoria. Muitas famílias que vivem no ramal Santa Maria, localizado no Km 13 da rodovia AM-070, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), carregavam esse anseio, entre elas a do produtor rural Alcimar Duarte, de 59 anos. Com as obras na pista em andamento, ele comemora a mudança trazida pela reforma: “Muitas pessoas não acreditavam”.

O Santa Maria foi um dos três ramais visitados pelo governador Wilson Lima na sexta-feira (27/08). O projeto recebeu investimento de R$ 4.732.436,52 para a recuperação de 7,33 quilômetros. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com os serviços 74% executados, a previsão é concluir a obra em dezembro deste ano.

O ramal é o canal de escoamento da produção de Alcimar há cerca de 20 anos. Ele trabalha com o plantio de frutas como mamão, limão e laranja, além de hortaliças como couve e pimenta-de-cheiro. Toda a produção é transportada de caminhão por mais de 30 quilômetros até Manaus, onde é vendida para supermercados, garantindo a renda do agricultor e de alguns funcionários.

Segundo ele, o estado crítico da pista aumentava os riscos durante o percurso. Com o ramal pavimentado, Alcimar começa a enxergar as mudanças. “Quebrava os carros, né? Atolava, não conseguia chegar. Muito carro quebrado na ladeira. Hoje os carros não quebram, é mais fácil de conduzir, mais fácil de levar produção, fica viável, muito melhor. Dá mais segurança”, frisou.

Famílias – Conforme dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a pavimentação do ramal Santa Maria vai beneficiar diretamente 260 famílias que vivem de atividades como fruticultura, avicultura, piscicultura e olericultura (hortaliças).

Para o produtor rural, as melhorias na infraestrutura já levam e continuarão levando desenvolvimento em vários aspectos para a região. “Pode futuramente entrar um ônibus de linha para fazer o pérvio (percurso) do pessoal, pode entrar ambulância mais fácil. Antes não entrava porque não tinha asfalto, não subia a ladeira, era muito buraco, era muito difícil para vir buscar. Hoje não, é fácil. Hoje eu chego em Manaus… Em meia hora estou em Manaus”.

Animado com a reforma, o agricultor agradeceu o apoio dado pelo governador Wilson Lima. “Eu estava em dúvida (sobre as obras), mas depois que começaram a entrar as máquinas, eu acreditei”, afirma.

Ramais – Além do Santa Maria, outros dois ramais em Iranduba estão recebendo pavimentação: o ramal do Uga-Uga, no Km 26, e o ramal da Cachoeira do Castanho, localizado no Km 24 da AM-070. Ao todo, os investimentos totalizam R$ 19.683.978,45.

A construção de ramais no interior do estado faz parte da política implementada pelo governador Wilson Lima para promover o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades, facilitando a comunicação e o escoamento da produção agrícola.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom