No domingo (19), o Ministério da Saúde confirmou o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil. O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.

O paciente é do sexo masculino, tem 25 anos e mora na cidade de Maricá (RJ). Ele não tem histórico de viagem para o exterior, no entanto relata contato com estrangeiros.

Segundo o ministério da Saúde, o homem apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, afirma o comunicado da pasta.

Até o momento, o Brasil tem confirmados quatro casos da doença em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Outros seis casos estão sendo investigados, informou o Ministério da Saúde. Todos os pacientes estão isolados e em monitoramento.