TCE

Com cerca de 70% da frota do transporte coletivo coberta com monitoramento de câmeras, Manaus registrou uma queda de 46% no número de assaltos nas linhas de ônibus que atendem os bairros da capital, no período de janeiro a agosto de 2023.

Os dados foram divulgados pelo prefeito David Almeida, nesta quarta-feira, 27/9, na Ponta Negra, durante o evento de entrega de quatro novos ônibus para a cidade, sendo um deles totalmente elétrico.

O monitoramento de veículos e terminais têm sido uma das ações desempenhadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), buscando a melhoria da segurança dos trabalhadores e usuários do transporte.

“Quarenta e seis por cento foi a diminuição da incidência de roubos e assaltos dentro dos ônibus do transporte coletivo da cidade de Manaus. A nossa meta é fazer com que todos os ônibus tenham câmeras para que possamos dar segurança tanto para o usuário quanto para o trabalhador do transporte”, destacou o prefeito.

A prefeitura tem buscado outros meios de melhorar a vida da população resguardando o patrimônio público e auxiliando o Estado que é quem tem a responsabilidade pela segurança pública. Para isso, o prefeito David Almeida ressaltou que recursos de emendas do senador Eduardo Braga, serão destinados à aquisição de armamentos como fuzis e metralhadoras, além de viaturas e outros equipamentos para a guarda municipal.

“Nós implementamos o monitoramento nos ônibus e terminais. Os bandidos sabem que estão sendo monitorados e nós fazemos questão de divulgar isso. Nossa meta é fazer com que todos os usuários se sintam mais seguros no seu trajeto indo para casa, para escola, indo trabalhar ou ter um momento de lazer com a família”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, já foram entregues 253 ônibus novos à população, sendo dois 100% elétricos, refletindo o empenho da atual gestão em renovar e modernizar a frota de veículos da cidade.

Foto: Clóvis Miranda / Semcom