TCE

Unidade é a sétima, de um total de 18 que a prefeita pretende reinaugurar até o final deste ano, para ofertar atendimento de qualidade e melhores condições de trabalho aos servidores da saúde.

Nesta segunda-feira (26/06), ponto facultativo em Presidente Figueiredo, por conta do feriado do Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorado na terça-feira (27/06), a prefeita Patrícia Lopes reinaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ramal do Canoas (localizado no km 139 da BR 174), e fez a entrega de outras obras e serviços públicos de saúde e educação, executados pela gestão, para beneficiar os moradores do assentamento Conoas-Rio Pardo, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além da UBS reformada e revitalizada, com novos equipamentos e mobiliário, a prefeita fez a entrega de 46 próteses do programa Sorriso Legal, de fardamento e kits de material escolar e didático para os alunos e professores da Escola Municipal Santa Terezinha, que receberam, ainda, as chaves da nova Casa do Professor, moradia de apoio para os professores que não residem na comunidade.

Patrícia Lopes também entregou quatro pontes de madeira que foram reconstruídas pela prefeitura em trechos em que o ramal é cortado por igarapés, sendo duas na altura da comunidade Tracoa, uma na comunidade Bom Jesus e outra, na área central do ramal.

“Essa obra foi executada observando as necessidades apontadas pelos profissionais de todas as áreas, para que, tanto eles possam ter condições de trabalho dignas, quanto vocês (usuários), possam receber um atendimento de excelência, com conforto, acolhimento e respeito”, disse a prefeita ao entregar a UBS Canoas, a sétima do pacote de obras de revitalização das unidades de saúde, lançado por ela, no final do ano passado, e a quarta executada com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcelo Ramos.

Jari Guerra Dutra, dentista da UBS, que atua na rede municipal de saúde há 25 anos, fez questão de dizer que a obra realizada na unidade, não foi uma simples reforma, mas, sim, “foram feitas todas mudanças para dar o melhor atendimento a população. Temos aqui uma estrutura física de qualidade e equipamentos modernos para trabalhar. Tudo de primeira, cheirando a carro novo”, afirmou.

A presidente da comunidade, Maria José de Souza Rodrigues, que atuava na unidade de saúde quando o posto de saúde foi transformado em UBS, em 2012, relatou as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo em que UBS ficou sem receber nenhuma benfeitoria, cerca de 11 anos, período em que muitas vezes os profissionais tiveram que improvisar para atender a comunidade, ainda que minimamente.

“Precisei improvisar curativo com camisa de candidato, mas, felizmente, hoje temos uma guerreira da saúde na prefeitura, e esse tempo, ficou no passado. Estamos recebendo uma UBS qualificada, com todos os recursos para prestar um atendimento de excelência, onde a população será acolhida e respeitada, porque para acolher, precisa ter um bom lugar”, destacou.

A coordenadora da UBS, enfermeira Joseane do Nascimento, não conteve a emoção ao falar das melhorias feitas na unidade, nos equipamentos novos instalados, na mobília, na recepção com ar condicionado, na farmácia abastecida e, agradeceu à prefeita Patrícia Lopes por priorizar, no pacote de obras, as unidades de saúde da zona rural.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Kilmer Barros, destacou a importância da gestão participativa implantada pela prefeita Patrícia Lopes, que tem feito com que cada obra executada, seja entregue à população com padrão de excelência na qualidade e resolutividade dos problemas existentes.

Mariane Abreu, secretária municipal de Saúde, chamou atenção para o atendimento humanizado que é prestado à população, uma marca da atual gestão da prefeitura. “Nossa prefeita, que é profissional de saúde, nos inspira e nos dá as condições necessárias para que possamos fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível e isso se reflete no atendimento que prestamos à população”, afirmou.

Uma grande e calorosa recepção foi preparada pelos moradores da comunidade Canoas e das vicinais que cortam os 31 quilômetros de extensão do ramal, para receber a prefeita, secretários e servidores, além dos vereadores Marcos Nascimento, presidente da Câmara, Assis Arruda, Raimundinho Vidraceiro, Haroldo Bittar, César Amaral, Virgílio Mendonça, Thales Pacheco, Tharlisson Barros e Ronaldo Macarrão, líder da prefeita na Câmara.

Convênio e novas obras

Além das obras e serviços entregues, Patrícia Lopes anunciou a recuperação da UBS e da quadra de esportes da comunidade Rio Pardo e a recuperação dos pontos críticos dos ramais Bom Jesus, Terra Preta, Gusmão, Taxista, Samuel, União, Novo Paraiso, Azul, Paraenses, Canaã, Tracoa, Ermínio, entre outros do assentamento Canoas-Rio Pardo

“Em primeiro de fevereiro deste ano, quando fazia a leitura da minha mensagem anual, na Câmara, fui questionada sobre como os projetos que tínhamos planejado para essas comunidades sairiam do papel. Falei que, se o Incra não fizesse, eu faria. Então, estou fazendo”, disse a prefeita.

Patrícia Lopes aproveitou para atualizar as famílias assentadas na área, sobre o andamento da retomada do convenio entre a prefeitura e o Incra, para execução das obras de infraestrutura que são necessárias que para que as famílias possam produzir e escoar sua produção.

“Não desisti de destravar o convenio com o Incra. Já estive por duas vezes em Brasília, na sede do Incra e vou retornar mais uma vez, quando receber autorização médica para viajar”, informou a prefeita que está em tratamento de câncer de mama.

Foto:Paula Oliveira/Dircom-PF