TCE


A conscientização da população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer são as características que marcam o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado anualmente no dia 27 de novembro.

Empenhado em contribuir com os serviços oferecidos pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), que é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda Amazônia Ocidental, o deputado Delegado Péricles (PL) destinou, desde seu primeiro mandato, investimentos que somam mais de R$ 5 milhões à unidade.

O parlamentar destacou que a FCecon é uma unidade que oferece serviços de excelência à população do Estado, além de atender pacientes de outros estados da Região Norte, assim como estrangeiros. Além do renomado corpo clínico, a Fundação também se destaca pelas ações desenvolvidas nas áreas de Prevenção e Ensino e Pesquisa que foram ampliadas significativamente nos últimos anos.

“A FCecon, que é o único hospital público oncológico do Amazonas, é uma instituição que merece todo o nosso respeito. Desde que estive pela primeira vez na FCecon, assumi a missão de colaborar efetivamente com a luta pela vida e dignidade dos pacientes, além de viabilizar estrutura que permita aos profissionais realizar o trabalho de forma plena. Continuarei auxiliando a unidade, dentro das minhas possibilidades como deputado estadual, para que as pessoas que são acometidas por esta doença continuem tendo tratamento digno na FCecon”, declarou o deputado, destacando o trabalho dos profissionais que atuam na instituição.

*Investimentos na FCecon*

Dentre os destaques, está a destinação do valor de R$ 1,8 milhão para a finalização das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que irá, além de oferecer uma estrutura moderna aos profissionais de saúde, deverá disponibilizar às mulheres uma assistência de qualidade no combate ao Câncer de Colo de Útero.

Das aquisições que permitiram significativa mudança na Fundação e foram adquiridas por meio de emendas parlamentares do deputado está a de próteses mamárias para pacientes submetidas à mastectomia. Também foram destinadas emendas para a compra de sistema de videoendoscopia de alta definição com Cromoscopia e Magnificação, para implementação do projeto de Fortalecimento da Endoscopia Terapêutica no Estado.

Além disso, com os recursos enviados pelo deputado Delegado Péricles à FCecon, também foi possível adquirir equipamentos laboratoriais e reformar o setor de Urgência e Emergência. As verbas também foram investidas nos setores Cabeça e Pescoço, bem como em pesquisas e tecnologias inovadoras.

Ainda com os recursos, foi possível adquirir recursos para aquisição de material de custeio para a realização do projeto “Ver e Tratar o Colo do Útero”, que permitiu realizar a conização do Colo de Útero em mulheres que necessitavam se submeter ao tratamento das lesões cancerosas.

Foto: Sandro Pereira