TCE

 

Para marcar a trajetória profissional do artista amazonense Renato Araújo, um dos maiores entalhadores do país, a filha e apresentadora Norma Araújo vai apresentar, na próxima quinta-feira, 29/07, a exposição “Renato Araújo: Vida e Obra”. O evento vai acontecer na Casa Monsenhor, no Centro de Manaus, para convidados e imprensa. O projeto foi contemplado pela Manauscult, por meio do programa Conexões  Culturais 2019.

De acordo com Norma, seu pai foi um grande artista local, responsável por grandes obras que estão espalhadas pelo Estado e em vários países. Ela disse que sempre manifestou à vontade de contar a história e as obras desenvolvidas pelo artista para que ficassem registrados para as próximas gerações.

“A ideia inicial era fazer uma grande exposição com as obras do meu pai em um shopping da cidade, mas devido a pandemia do novo coronavírus ficou inviável. Então, sugeri contar essa história por meio de um vídeo, fazer uma live e uma mini exposição para apresentar seus principais trabalhos”, contou.

Início
Os primeiros trabalhos feitos pelo artista, segundo a apresentadora, foram brinquedos feitos em madeira que eram comercializados pela empresa da família. Na década de 60, segundo ela, o pai começou a pintar em madeira, especialmente em tacos e pisos. Anos depois, surgiram os enormes painéis com motivos amazônicos, decorativos e artísticos, que ocupavam salas de autoridades, intelectuais, hotéis, igrejas, entre outros, usando figuras regionais como araras, tucanos, papagaios, retratando à flora, fauna amazônica e a arte sacra.

“Meu pai valorizava a natureza e se deslumbrava com toda exuberância da paisagem amazônica. Ele retratava toda essa riqueza em sua arte. É uma trabalho majestoso que não pode ser esquecido”.

📷 Arquivo pessoal