TCE

Por Luiz Claudio da Silva.
Especialista em Educação Corporativa


Artigo – Educação

Muitos esforços tem sido feito pelos professores para evidenciar um ensino aprendizado mais
realista, mais prático e menos chato. Mas um dos grandes desafios que perpassa a educação infantil e chega a pós-graduação é ter a atenção do aluno onde o mesmo está ao tempo todo interagindo com as redes sociais em plena sala de aula durante a explicação do seu professor.

Não me sobejam dúvidas de que temos que tornar nossas aulas mais atrativas e mais interessantes. No modelo atual, o mais conhecido e praticado nas instituições de ensino, o aluno acompanha a
matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e
trabalhos.

Esses método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação. Quando falamos em mudar, estamos falando em aplicar as Metodologias Ativas, onde transformamos os alunos em protagonistas do conhecimento.

É importante que a comunidade acadêmica não se atente tão somente em passar o conteúdo,
mas também, que desenvolva a capacidade de absorção destes conteúdos de maneira
autônoma e participativa.

Hoje vou apresentar-lhes uma metodologia denominada Edutainment que é um neologismo d derivado da Qjunção das palavras education e entertainment. O método traz uma proposta de
educar com diversão e é mais simples do que a pronuncia do método. Longe da ideia de uma
palestra expositiva focada no apresentador, o conceito busca envolver os participantes com a
ajuda de um ponto de vista lúdico.

A proposta caminha por um processo de ensino que se desvencilha daquela ideia de horas e mais horas maçantes, evitando assim a fuga para as redes sociais durante as aulas.

A abordagem apresenta um caminho que propicia o aprendizado com divertimento, pois é fato
que para aprender qualquer conteúdo de forma efetiva, os alunos devem ter um elo emocional
com o assunto e isso propiciará aulas, palestras e reuniões formatadas para explorar ao máximo
as competências dos alunos, instigando, questionando e exercitando a lógica de forma divertida.

As primeiras experimentações do Edutainment deram -se quando a Walt Disney Productions começou sua produção de documentários com foco em entretenimento educativo. Outro bom exemplo é a série televisiva Sesame Street, exibida nos anos 70, conhecida no Brasil pelo nome
de Vila Sésamo.

A metodologia em pauta, para ser colocada em prática, seja na escola, na empresa ou qualquero outrolugar onde exista o desejo e o compromisso de  verdadeiramente ensinar, e não tão
somente passar conteúdos, onde o fundamental seja assegurar-se de que o conteúdo esteja
sendo exposto com responsabilidade e qualidade, é fundamental lançar mão de técnicas de
engajamento e cooperação entre os alunos e colaboradores .

Para reforçar esta ideia de metodologia coloquei abaixo o Cone da Aprendizagem, cunhado por
* William Glasser.