TCE


Equipe composta por secretários e engenheiros pretende levar ideias do programa habitacional para a capital de Rondônia

 

O Governador Wilson Lima recebeu, nesta segunda-feira (14/08) em Manaus, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Robson Damasceno, juntamente com sua equipe. A visita tem como principal objetivo conhecer de perto o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que vem sendo desenvolvido na gestão de Lima.

Como primeira atividade em Manaus, a comitiva acompanhou o governador Wilson Lima em uma vistoria à obra de construção de 72 apartamentos do segundo conjunto habitacional do programa, no bairro Cachoeirinha, zona sul. Durante a passagem pela capital, que deve durar até quarta-feira (16/08), o secretário irá explorar os detalhes do programa, desde o planejamento até a execução das habitações.

“A gente tem recebido com certa frequência comitivas de estados próximos e de outros países, inclusive indicadas pelo próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento, para fazer essa troca de experiências e mostrar o que nós estamos fazendo aqui em termos de política habitacional, além de aprender com a prefeitura de Porto Velho, que também tem suas experiências”, ressaltou Lima.

A equipe é composta por 10 pessoas, além do secretário municipal de Meio Ambiente. Também vieram o secretário adjunto da pasta, Victor Souza, o procurador do Município de Porto Velho, Moacir Magalhães, e engenheiros. Damasceno destacou o Prosamin+ como modelo de referência na busca por soluções eficazes para questões habitacionais.

“O Prosamin+ já é uma referência nacional para as áreas amazônicas e nós viemos aqui trocar essas experiências, pegar o que está acertado, o que conseguiram avançar para levar à nossa população, principalmente àquelas que moram à margem de canais, beiras de rios ou também aquelas que estão em áreas de risco”, disse o líder da comitiva.

Programação

A agenda inclui apresentações sobre o Prosamin+, com foco nas três fases do programa, com explanações sobre planejamento, engenharia, aspectos ambientais, sociais e indicadores. Já a Sema, de Porto Velho, vai apresentar o Programa de Regularização Ambiental Urbana em Áreas de Preservação Permanente, o Ecomorar.

Novo residencial

O novo conjunto habitacional do Prosamin+ está sendo erguido na avenida Lourenço Braga, Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e é destinado às famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, que serão reassentadas por meio do Prosamin+.

O residencial terá 72 unidades habitacionais. As obras estão sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O Prosamin+ vai beneficiar mais de 60 mil pessoas, com obras de saneamento básico, drenagem urbana, habitações, parques e praças, novas vias e equipamentos públicos. O programa está urbanizando 340 mil m² na área do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste. Alcança os seguintes bairros: Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

 

Fonte: Secom

Foto: Alex Pazuello