InícioAMAZONASO que Trump tem contra o Pix ?

O que Trump tem contra o Pix ?

Trump enxerga o Pix como um risco à liderança dos EUA no setor financeiro e tecnológico, associando sua expansão a práticas desleais

 

Por Celso Ming e Pablo Santana
26/07/2025
Fonte : ESTADÃO

Eis que, de repente, o governo Trump acusa o Pix de ser mais um foco de concorrência desleal com os Estados Unidos. Mas, por quê? Por que o Pix, inovação financeira tão bem-sucedida, promovida pelo Banco Central do Brasil, ficou tão perigoso para eles?

O Pix tem quase cinco anos, mas, a cada mês, já perfaz bilhões de transações, que movimentam outros trilhões em dinheiro, sem cobrança de taxas para pessoas físicas. É o que incomoda gigantes mundiais, principalmente as administradoras de cartão, como as norte-americanas Mastercard e Visa, e as big techs, que operam sistemas de pagamentos privados.

O presidente Donald Trump enxerga o Pix como um problema para a hegemonia tecnológica e financeira do seu país, porque a inovação começa a se espalhar mundo afora. No entendimento dele, as relações entre países é um jogo de soma zero, onde só há ganhos quando alguém perde — e, nesse caso, quem perde são as empresas de lá.

Essa visão é contestada até mesmo dentro dos Estados Unidos. O economista e Prêmio Nobel Paul Krugman há alguns dias apontou o Pix como “o futuro do dinheiro”. Para ele, o setor financeiro dos Estados Unidos não está disposto a aceitar a existência de um ecossistema de pagamentos operado pelo setor público que tende a alijar do mercado ou regular seus próprios produtos.

Outro ponto de tensão é o do risco de que uma forma qualquer de Pix seja adotada pelos países-membros do Brics, de modo a substituir o dólar nas operações entre eles.

Como observa Alex Hoffmann, CEO e cofundador da PagBrasil – empresa que opera na internacionalização do Pix e que recentemente anunciou o lançamento do serviço nos Estados Unidos –, o episódio é o reconhecimento de que, além de contribuir decisivamente para a inclusão bancária da população, a ferramenta é hoje a melhor forma de pagamento instantâneo.

“Trump critica o Pix porque ele funciona — e porque não depende dos EUA. Ele é único no mundo, pois não é só transferência, é pagamento no ponto de venda, agora também é recorrência e, em breve, virá o Pix garantido (parcelado). É inevitável não reconhecer a sua qualidade e sucesso porque além da versatilidade, o Pix opera 24 horas por 7 dias e as falhas que têm são de instituições financeiras e não do sistema“, reforça Hoffmann.

Fonte : ESTADÃO

Artigos Relacionados

LEIA MAIS