TCE

A cidade de Manaus receberá, dentro dos próximos dez dias, mais uma unidade do Prato do Povo, localizada na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, na zona Oeste da capital. A inauguração faz parte do programa “Manaus Sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o intuito de ampliar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação de qualidade.

De acordo com a titular da Semasc, Demi Rayol, o avanço das obras do programa representa o compromisso do poder Executivo no combate à fome na capital amazonense, historicamente afetada pelo problema.

“Esta é mais uma unidade em que serão servidas mil refeições por dia para as famílias deste território, que muitas das vezes não possuem o que comer no dia a dia. Com essa inauguração, estaremos expandindo ainda mais a oferta de alimentação de qualidade para aqueles que mais precisam nesta cidade”, afirmou a secretária.

Atualmente, o espaço passa pelos estágios finais de processos, como a reforma do salão para melhor comportar os usuários, atualização geral das instalações elétricas e preparação para os acabamentos estéticos, como pintura.

Fotos – Diego Lima/Semasc

Segurança Alimentar e Nutricional em Manaus

O município de Manaus conta hoje com seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e quatro unidades do Prato do Povo, que funcionam cinco dias por semana.

Cada cozinha comunitária distribui, gratuitamente, 200 refeições por dia, o que significa cerca de 26,4 mil refeições distribuídas mensalmente, somando todas as seis unidades.

O Prato do Povo Viver Melhor, inaugurado em 2021, por sua vez, oferece 500 refeições por dia ao preço de R$ 1, totalizando 11 mil refeições por mês. O preço simbólico de R$ 1 também é cobrado nos Restaurantes Populares, localizados nos bairros Compensa, na zona Oeste, e Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Já as unidades do Prato do Povo inauguradas por meio do programa “Manaus Sem Fome”, localizadas nos bairros Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo e Armando Mendes, na zona Leste, distribuem, de forma gratuita, mil refeições por dia, totalizando 66 mil refeições entregues à população todos os meses.