Em dados divulgados pelo Instituto Phoenix, o senador Omar Aziz (PSD) aparece em primeiro lugar nas intenções de votos no Estado do Amazonas, liderando a corrida para o Senado Federal.

Aziz está com 28,1% da preferência do eleitorado contra 22,3% de Chico Preto (Avante) e 19,6% de Artur Virgílio do PSDB.

O bolsonarista Coronel Menezes vem na quarta posição com 12,4%, e Luiz Castro (PDT) em quinto, com 6,9%. Outros nomes 10,7%. O percentual refere-se ao IVD – Índice de Votos Definidos, onde não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, confira o percentual de todos os pré-candidatos com e sem os votos dos indecisos.

Dados da pesquisa

O item 1 da pesquisa refere-se à opinião do eleitorado em relação à sua preferência pela sua “Frente Partidária” (se ele é esquerda, direita, ou centro).

A capital amazonense (Manaus) possui maioria preferencial pela Direita 34,1%, mas no interior, a esquerda é maioria: 43,3%. Por conta desses números, os votos válidos ao final da pesquisa terminaram com 42,8%, com os apoiadores esquerdistas, e 32,2% com os simpatizantes da direita, conforme o gráfico abaixo.

Pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 4 de julho de 2022 com 1.255 eleitores de 13 municípios amazonenses onde estão concentrados 77,8% dos eleitores do Estado.

Pesquisa registrada com o número nº AM-04178/2022, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A). Possui nível de confiança de 95% e margem de erro de + ou -2,8%.

Fonte : https://portaldacapitalam.com.br/destaques/omar-aziz-aparece-em-primeiro-lugar-em-pesquisa-para-representar-amazonas-no-senado-federal/