A Praia da Ponta Negra foi o local escolhido para as sessões fotográficas, mulheres diagnosticadas com câncer de mama e de colo de útero foram as estrelas do domingo

Para fechar com “chave de ouro” o mês dedicado às ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero, a 5° edição do ‘’Click solidário’’ reuniu 10 mulheres diagnosticadas com a doença na praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, neste domingo, 31, para sessões fotográficas realizadas ao pôr-do-sol.

A iniciativa é do jornalista e fotógrafo Edivan Farias, com o objetivo de presentear mulheres diagnosticadas com câncer e proporcionar um momento de autoestima por meio de maquiagem e fotografias feitas por fotógrafos profissionais para as participantes.

De acordo com o jornalista o projeto surgiu espontaneamente no ano de 2017. “Publiquei nas redes sociais quem queria participar de um ensaio fotográfico para homenagear mulheres diagnosticadas com câncer e o retorno foi massivo”, contou.

“Este ano nós homenageamos a Dona Maria, a Cinthia e a Gislaine, que faziam parte do projeto e infelizmente faleceram”, afirmou Edivan. “É um gesto simples que estimula a autoestima e elas ficam muito felizes. Além de se sentirem valorizadas”, concluiu.

Esta edição contou com o apoio do deputado estadual Sinésio Campos, que esteve no evento e reforçou a sua luta a favor da vacinação infantil contra o HPV, que previne o câncer de uterino e outras 8 doenças.

“Há pessoas que negam a vacina. Precisamos divulgar a necessidade de crianças a partir de 7 anos receberem a vacina do HPV”, explicou o deputado. E concluiu: “É necessário sermos solidários e ajudar. O câncer uterino e mamário, quando diagnosticado de forma prévia pode sim ter cura. O nosso apoio ajuda a devolver o brilho nos olhos para essas mulheres”.

 

Medidas de prevenção

A primeira edição do ”Click Solidário” contou com cerca de 600 mulheres, porém em razão da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 e 2021 seguiram todas as medidas preventivas. A redução do número de participantes tem sido a principal regra para que a ação ocorra com segurança.

O evento contou com fotógrafos e maquiadoras profissionais, que se disponibilizaram de forma gratuita para proporcionarem um momento único para essas mulheres.