InícioAMAZONASParceria entre Prefeitura e Faculdade de Medicina de Itacoatiara garante reforma e...

Parceria entre Prefeitura e Faculdade de Medicina de Itacoatiara garante reforma e entrega da UBS do município

 

A unidade de saúde, que funcionava de forma precária, passa a contar com instalações e equipamentos modernos, para o atendimento à população

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Resk Maklouf, de Itacoatiara, voltou a funcionar integralmente, com a conclusão das obras de reforma, resultado de parceria entre a Prefeitura e a Afya Faculdade de Ciências Médicas, instituição que atua no município amazonense.

A UBS, que funcionava precariamente, foi totalmente reformada, climatizada, ganhando instalações e equipamentos modernos. O investimento repassado ao município, via contrapartida do Programa Mais Médicos, ultrapassou R$ 1,5 milhão, e inclui a compra de um aparelho de Raio-X de última geração para o Hospital Regional José Mendes, de um ultrassom portátil e bisturi eletrônico e mobiliários que ajudaram a equipar as UBSs reformadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nas redes sociais, o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, relatou que UBS enfrentava condições insalubres. “Era um local decadente e insalubre, com salas mofadas, pinturas antigas, instalações elétricas aparentes, cerâmicas destruídas, móveis quebrados e equipamentos médicos precários”, declarou. Após seis meses de obras e completa revitalização, é hoje, na sua avaliação, uma clínica de alto padrão, pronta para oferecer saúde e bem-estar à população de Itacoatiara.

“Isso se deve à excelente parceria com a Faculdade de Medicina Afya”, destacou, agradecendo à diretora-geral da instituição, professora Helen Oliveira. A diretora-geral da Afya Itacoatiara ressaltou a importância dessa colaboração, que tem sido fundamental para as mudanças e melhorias na infraestrutura de saúde local. “Essa UBS, na verdade, foi o primeiro hospital do município, construído na década de 1945. Há mais de 40 anos não passava por uma reforma. Portanto, essa obra tem um simbolismo especial para todos nós”, afirmou.

A nova UBS passa a oferecer inúmeros benefícios, não apenas aos moradores da área urbana, mas também das comunidades ribeirinhas e rurais, do município. Conforme o enfermeiro Júnior Marçal, gerente da UBS, a unidade, agora, disponibiliza uma ampla gama de serviços. “Oferece atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico, assistência social, nutrição, vacinação e o teste do pezinho. Uma equipe técnica multiprofissional está preparada para oferecer cuidados de saúde completos e humanizados à população”, detalha o gerente.

*» Medicina no município* – Integrante do Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, a instituição é a única a oferecer graduação em Medicina, em Itacoatiara. O curso é todo em formato presencial, recebendo alunos de todo o Brasil. A instituição utiliza metodologias ativas, que colocam os alunos como protagonistas do aprendizado. Simulações, estudos de caso e atividades práticas, desde o primeiro semestre, são algumas das ações adotadas, preparando os futuros médicos para a realidade clínica.

*» Sobre a Afya* – A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 30 com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) com mais de 20 mil alunos formados.

Com 25 anos de atuação em cidades de pequeno e médio porte, a Afya é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) como porta-voz da ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

 

Fonte: Faculdade Afya

Foto: Divulgação 



Artigos Relacionados

LEIA MAIS