A ação educativa de segurança no trânsito será realizada na Avenida Autaz Mirim, nº. 10.118, Jorge Teixeira, em frente ao SEST/SENAT, na próxima quarta-feira, dia 22/09, das 8h às 12h, com um Pit Stop de orientação aos motociclistas.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o SEST/SENAT e a YAMAHA promoverão uma ação educativa de segurança no trânsito – PIT STOP, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, com foco na conscientização dos motociclistas da cidade de Manaus.

A ação conjunta será focada no motociclista, substituindo as eventuais ações punitivas por informações orientativas relativas ao uso de equipamentos obrigatórios de segurança e situações relevantes a acidentes de trânsito.

Para o diretor presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, “as parcerias com instituições respeitáveis e reconhecidamente comprometidas, só acrescentam mais valor ao nosso trabalho. Hoje, nosso maior desafio é um trânsito mais seguro, em que condutores e pedestres se respeitem na via. E nesse sentido, o objetivo é comum. Juntos, vamos obter melhores resultados. Ações educativas são fundamentais para um trânsito melhor”, destacou o presidente do IMMU.

Durante a ação, os participantes receberão uma checagem dos itens de segurança das motocicletas, um treinamento sobre como evitar o ponto cego de veículos maiores e dicas sobre pilotagem defensiva.

No treinamento, será realizada uma simulação de situação de trânsito urbano cotidiano com o uso de um automóvel e quatro motocicletas posicionadas estrategicamente em locais em que o condutor não consegue enxergá-las. O motociclista ocupa o banco do motorista e é orientado em como evitar essas situações. Essa inversão de papéis, em que o motociclista entra em um automóvel e torna-se ‘motorista’, propicia uma melhor compreensão em relação aos pontos cegos no compartilhamento das vias públicas, podendo assim, evitar que ele se coloque em risco.

“Dentre as prioridades da atuação institucional da Yamaha, estão as ações de educação no trânsito e segurança do motociclista. Em parceria com nossas concessionárias autorizadas TV Lar e Braga Motos, em Manaus, e com instituições renomadas, como nesta ação, temos como foco propagar as melhores práticas na manutenção e condução de motocicletas. Nossos instrutores da Yamaha Riding Academy (YRA) ministram o treinamento orientando os participantes sobre como evitar o ponto cego de veículos maiores. Em anos anteriores à pandemia chegamos a atender mais de 10.000 motociclistas em ações de segurança pelo Brasil, seguimos trabalhando para retomar estes níveis de atendimento, enfatiza Hilário Kobayashi, Diretor de Relações Institucionais da Yamaha.

Além da checagem dos itens de segurança e do treinamento, os primeiros 150 motociclistas que passarem pelo PIT STOP receberão um vale para uma troca de óleo gratuita nas concessionárias Yamaha em Manaus.

Para o Major PM Thiago Viana, Comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, “essa ação é de grande valia para que a população entenda que a segurança viária não se faz apenas com ações repressivas e isoladas, mas ocorre também através da participação e integração dos vários órgãos do poder público, da iniciativa privada e da própria sociedade no sentido de educar e conscientizar o motociclista sobre práticas seguras que impliquem em mudança de comportamento, atenção e respeito no trânsito”, enfatiza.

Todos, juntos, por um trânsito melhor.