TCE

Patrícia Lopes inaugura nova base de atendimento do Samu e entrega fardamento aos socorristas

 

Construído em tempo recorde, pouco mais de dois meses, o prédio está localizado ao lado do hospital geral Eraldo Neves Falcão, no mesmo complexo onde está sendo construída a maternidade municipal

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Presidente Figueiredo ganhou uma nova sede nesta quinta-feira (28/03), um mês antes de completar uma década de funcionamento no município. O novo prédio, construído ao lado do hospital geral Eraldo Neves Falcão, onde segue em ritmo acelerado as obras da maternidade municipal, inaugurado pela prefeita Patrícia Lopes, foi construído em tempo recorde, em 60 dias, um mês antes do previsto.

“Com a entrega desta obra, queremos, mais uma vez, reiterar o compromisso, respeito, transparência e responsabilidade da nossa gestão com o povo de Presidente Figueiredo, que não merece menos que isso. E, principalmente, oferecer um tratamento humanizado e acolhedor aos nossos servidores, da mesma forma como recomendamos que eles tratem todo cidadão figueiredenses que busca atendimento nas unidades municipais de saúde e, em todos órgãos públicos municipais”, enfatizou a prefeita.

Bastante emocionada, a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu, lembrou da primeira reunião da gestão com os profissionais do Samu, que trabalhavam um prédio “caindo aos pedaços”, socorrendo os pacientes em uma ambulância sucateada e usando fardamento surrado.

“Com essa obra, a prefeita Patrícia Lopes, zera a pauta que vocês nos apresentaram naquela primeira reunião. Em dezembro de 2022, entregamos a nova ambulância e, hoje, estamos inaugurando a nova sede, construída observando todas as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e as necessidades apontadas pelos servidores, além do novo fardamento. Obrigada a todos da equipe pela confiança e credibilidade depositada em nossa gestão”, destacou.

A satisfação e a alegria dos profissionais do Samu visível no rosto de cada um, só não era maior que a emoção de se sentir valorizado e reconhecido pelo trabalho que desempenham no atendimento à população.

“É a realização de um sonho que parecia impossível. Há muito tempo precisávamos desta base para proporcionar agilidade e eficiência no atendimento à população, já que está localizado em área de fácil acesso e, dentro do complexo de saúde, onde funcionará a nova maternidade, o novo hospital e também os centros de Atendimento Psicossocial (CPAS) e de Fisioterapia. Por mais que a gente se esforce, não tem como expressar em palavras nossa gratidão à prefeita Patrícia Lopes”, afirmou a coordenadora do Samu, enfermeira Etelvina Costa.

Além de profissionais de Saúde e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), também prestigiaram a inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Nascimento e os vereadores Thales Pacheco, Ronaldo Macarrão, Raimundinho Vidraceiro e Tharlisson Barros. A diretora do Samu Manaus, Elen Assunção, também esteve presente, representando a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.

Na mesma solenidade, foi entregue o fardamento das equipes de serviços gerais, manutenção, lavanderia e copa, do hospital geral Eraldo Neves Falcão.

Tempo recorde

A Ordem de Serviço para construção da nova sede do Samu, foi assinada pela prefeita Patrícia Lopes, no dia 19 de janeiro, com prazo para entrega em 90 dias, coincidindo com o aniversário de 10 anos do serviço, que será completada em 27 de maio.

O prédio foi construído em área ao lado do hospital geral Eraldo Neves Falcão, no KM 107 da BR 174, em área de fácil acesso, o que trará mais agilidade e eficiência no atendimento à população.

O prédio tem 94 metros quadrados de área construída, com estrutura adequada para oferecer melhores condições de trabalho e conforto para os profissionais, além de abrigar equipamentos e ambulâncias.

 

Fotos: Paula Oliveira