TCE
Foto: Divulgação

Sou Paulo Ricardo, tenho 21 anos de idade, barcelense, nascido e criado no bairro de Nazaré.

 Me orgulho muito de ter origens indígena e ter nas veias o sangue de caboclo do alto rio negro.

 Na minha passagem pela Secretaria de Cultura do Amazonas, exerci as funções de Gerente de Gabinete e Assessor de Logística do Teatro Amazonas e hoje atuo como Apresentador de eventos e Comunicador. No tempo em que atuei na Secretaria pude acompanhar de perto como funciona um sistema de gestão estatual e consequentemente municipal, pois éramos responsáveis por estar junto a todas as secretarias de cultura também do interior, isso me proporcionou um vasto conhecimento na elaboração de políticas implementares cultural, que vão desde a criação de Liceu de artes e ofícios, tanto como no fomento de eventos de pequeno, médio e grande porte.

 Desde cedo, minha luta foi em favor da representatividade jovem. Quando adolescente, presidi o Grêmio Estudantil da escola estadual São Francisco de Sales em Barcelos, e também o Grêmio estudantil da escola Nossa senhora de Aparecida em Manaus, onde me formei no ensino médio. Celebro a vitória de ser eleito como aluno representante na fiscalização do FUNDEB biênio 2016/2017 na capital Manaus, e também de integrar movimentos estudantis na eleição da União Municipal dos Estudantes secundaristas.

 Foi assim que peguei gosto pela política e hoje atuo como Presidente do PSC Jovem do Diretório Municipal de Barcelos. Atualmente sou Pré-Candidato a vereador e tenho o compromisso de emplacar de fato e de direito o ESTATUTO DA JUVENTUDE na vida dos jovens barcelenses.

 “Quando voltamos os nossos olhares de cuidado para os jovens, estamos cuidado dos pais, dos avós e inspirando toda um geração a ter sucesso e bem estar na vida.”

 Em agosto de 2020, participei como orador de uma Sessão Plenária, na Câmara Municipal de Barcelos, sendo a voz dos jovens da minha cidade nas lutas e conquistas de políticas públicas inteiramente voltada para a juventude, ali representei a Secretaria Estadual e Nacional de Juventude. 

 O estatuto da juventude, veio para materializar os direitos e deveres do jovem, porque “O jovem é uma engrenagem imprescindível na sociedade.”

 Assim como várias cidades do Estado, Barcelos também não constituiu uma Secretaria especifica que cuide e olhe para a juventude como parte fundamental da sociedade.

 Por muitos anos o tema juventude foi considerado como secundário, sem relevância diante das “grandes” questões políticas, econômicas e sociais do país. A singularidade dessa fase da vida e a necessidade de políticas públicas específicas para nossa população jovem é uma ideia recente, que vem se desenvolvendo há apenas alguns anos no Brasil e consequentemente em nossa cidade.

 A ausência desse reconhecimento, no entanto, nunca impediu a juventude brasileira de ser protagonista de grandes momentos da nossa história, na defesa da democracia, da liberdade e da diversidade de nossa cultura.

 Mas, vale ressaltar que a cidade vizinha de São Gabriel da Cachoeira, já trabalha políticas públicas diretamente voltada para o jovem, sendo uma inspiração para a nossa bandeira de luta.

 Falar de juventude não é só falar de lazer. É muito mais do que isso, é falar de responsabilidade tanto do poder público, quanto do privado, quanto do próprio jovem. Por esta razão, a grande necessidade de trazer a público assuntos pertinentes como este é o que vem nortear toda uma parte da sociedade que necessita de voz e vez nas políticas públicas do país.

 Por fim me inspira declarar que, “Nossa juventude não é um problema, é de fato uma solução para a nossa sociedade futura e até mesmo contemporânea”

PAULO RICARDO MORAES SANTOS

Nome Político: Paulo Ricardo

Endereço Eletrônico: [email protected]

Contatos: WhatsApp (97) 9 8413-5412

Facebook: https://www.facebook.com/paulo.moraes.3158/

Instagram: @paulo_ricardo.am

Fonte e Foto: Divulgação