A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan), realizou, nesta segunda-feira (25/11), o curso de formação ‘Puxirum de Saberes: Ações pedagógicas e perspectivas formativas’.
Voltada aos pedagogos, apoios pedagógicos, adjuntos pedagógicos e assessores pedagógicos da rede estadual de ensino na capital e no interior do estado, a ação integra o projeto prioritário do Governo do Amazonas, Trilhas do Saber.
O curso, realizado nos turnos matutino e vespertino, buscou promover o diálogo formativo sobre a sobre a implementação da computação, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a recomposição das aprendizagens e a reestruturação da política nacional do Ensino Médio com os pedagogos das escolas estaduais da capital e do interior.
De acordo com a diretora do Cepan, Regina Ortiz, os temas abordados pelo curso formativo buscam abranger os principais assuntos que nortearão os encontros formativos realizados no próximo ano, trabalhando questões de grande importância como a inserção de novas disciplinas na grade curricular dos estudantes da rede.
“O Cepan vem com a formação para 2025 em cima dessa perspetiva, dessas três ações demandadas pelo MEC e nós trabalhamos em cima disso na nossa formação”, explicou a diretora.
A formação
Iniciado em agosto de 2024 com o módulo I, voltado para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a BNCC, neste 25 de novembro, a formação ‘Puxirum de Saberes’ realizou seu módulo II com as palestras ministradas pelos professores formadores Jeanne Araújo, Eriberto Façanha e Marta Freire.
O professor Eriberto Façanha ministrou a palestra ‘Revisão e Inclusão de Conteúdos não Contemplados no currículo escolar da rede estadual de ensino’. Segundo ele, a palestra buscou apresentar as principais ações do Cepan, incluindo ações pedagógicas e formativas, presenciais e virtuais.
“O objetivo é apresentar a recomposição da aprendizagem na perspectiva da formação continuada dentro do projeto ‘Construindo Saberes’. A ideia também é mostrar as ações do Centro de Formação sendo realizadas em 2025”, explicou o professor.
Da Secretaria para as escolas
Uma das pedagogas presentes na formação foi Aucimara Nascimento, da Escola Estadual (EE) Anderson Menezes. De acordo com a pedagoga, formações como essa permitem que aqueles que atuam diretamente nas escolas possam repassar informações corretamente.
“É um movimento de saberes que se faz extremamente necessário para a nossa formação enquanto pedagogos que atuam na escola pública. Estamos trocando essas informações e conhecimentos em relação a nova BBCC, com essas demandas que ela traz para a nossa formação e atuação”, disse a pedagoga”.