TCE

MANAUS – A Polícia Federal realizou operação de combate a empresas clandestinas de segurança privada no Amazonas. A ação faz parte da Operação Segurança Legal VI, de âmbito nacional.

Cinco empresas clandestinas foram alvos da operação da PF no estado, sendo uma dessas, dentro de um shopping center de bastante movimentação. Em todas as localidades foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) devido a desobediência na execução da atividade ilegal.

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.