O estilista francês Pierre Cardin morreu nesta terça-feira (29), aos 98 anos, segundo anúncio feito por sua família à Agência France Presse. A causa da morte não foi divulgada. Cardin foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra.
Disposto a democratizar o acesso à moda, foi o primeiro estilista a oferecer peças para uma loja de departamento, nos anos 1960. Apesar da sede na França, sua grife se tornou muito popular na Ásia e nos Estados Unidos. Além da moda, Cardin tinha negócios de hotelaria, perfumaria e restaurantes.
Nascido em 2 de julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro, Cardin migrou com os pais para a França para fugir do fascismo e acabou se naturalizando francês.
Na área da moda e costura, Pierre iniciou aos 14 anos, como alfaiate na cidade de Saint-Etienne. Em 1944, ingressou na casa Paquin, em Paris, da renomada estilista Jeanne Paquin. Ali, foi responsável pela criação dos figurinos do filme A bela e a fera (1946).
Em 1947, Cardin se tornou o primeiro funcionário de Christian Dior e colaborou com a criação do tailleur Bar, uma das peças mais famosas de Dior. O estilista fundou o próprio ateliê em 1950, com um estilo revolucionário nas formas (esculturais e abstratas) e no tecido, com peças feitas de vinil e peles falsas.
Com informações Pleno News