O Projeto de Lei n° 453/2021, de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi aprovado nesta quarta-feira (22), pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A propositura institui a Semana sobre a Conscientização do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), com objetivo de  levar ao conhecimento da sociedade, informação sobre a referida doença.

De acordo com o texto, a semana deve ser realizada anualmente, na segunda semana de setembro, dentro da programação da campanha brasileira de prevenção ao suicício denominada Setembro Amarelo, promovendo palestras, seminários, rodas de conversas, campanhas educativas para toda a população amazonense, devendo ser amplamente  divulgada em toda rede pública e privadas de ensino e de saúde do Estado do Amazonas.

“A bipolaridade vai além de uma mudança brusca de humor, trata-se de um transtorno grave e que, se não houver informações adequadas, tratamento e urna intervenção imediata por meio de um profissional qualificado, pessoa pode chegar ao extremo de se suicidar-se”, explica Joana Darc.

Entende-se por Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), como um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância, às vezes súbita, entre episódios de depressão e euforia, também chamado de mania ou hipomania, podendo os episódios variar de intensidade, frequência e duração.

OUTROS PROJETOS APROVADOS

Ainda na mesma sessão foram aprovados o PL n° 432 de 2021 que institui o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Sotos, popularmente conhecida como “gigantismo cerebral”; e o PL n 165/2022, que Concede Título de Cidadão do Amazonas ao Dr. Marcio Nogueira Rodrigues, médico veterinário e professor dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia do Centro Universitário Fametro e da Faculdade Qualittas Brasil a nível de Pós-Graduação.