TCE
Foto: ROBERVALDO ROCHA

O Projeto de Lei o n.º 197/2021 de autoria do vereador Professor Samuel (PL) foi deliberado, na Sessão Plenária desta quarta-feira, 12/05, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e encaminhado à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

O projeto Amigo no Volante visa incentivar e estimular o sentimento de respeito, consideração e compreensão nas pessoas já habilitadas no trânsito em relação as pessoas idosas, com deficiências e principalmente pessoas recém habilitadas.

O parlamentar defendeu a PL destacando que somos diferentes na personalidade, na aparência física, nos gostos, nas preferências e nas atitudes. “O idoso, por exemplo, precisa ser respeitado como indivíduo e em suas particularidades, onde muitas vezes é vítima de desrespeito no trânsito. Para os recém habilitados, apesar da conquista, os primeiros contatos com a realidade do trânsito nem sempre são tranquilos a ponto de alguns entrarem em choque desistindo de dirigir”.

Outro grupo que o projeto contempla, são as pessoas com deficiências (PCD), que já sofrem a bastante tempo com as vagas de estacionamentos destinadas a eles serem utilizadas por outras pessoas. “No trânsito não se difere muito dos outros listados acima, a impaciência e falta de respeito com esses condutores é diária. Vivemos em um mundo inclusivo, precisamos de campanhas que conscientizem isso”, enfatizou Samuel.

O trânsito é um dos principais motivos de estresse da sociedade brasileira, portanto, a mudança de hábitos e costumes, para que a cidadania e o respeito sejam exercidos e as relações se humanizem é necessário, criando um ambiente mais humano e seguro para todos.

A emenda do projeto ressalta que adesivo não será de uso obrigatório em nenhum dos três casos em que trata a lei, a PL segue em tramitação na Câmara Municipal.

Com informações da assessoria