TCE

Amazonas – Uma noite repleta de shows com artistas regionais e locais marcou, nessa quinta-feira (31), o encerramento do 6° Festival Cultural de Coari. A população compareceu em peso para conhecer as danças folclóricas vencedoras, bem como para aproveitar o último dia do evento que retornou este ano ao calendário de festividades do município. A emoção e a alegria tomaram conta de todos que prestigiaram a programação.

“Foram tantos anos sem o festival, que a gente nem lembrava direito como a nossa cultura é tão diversa e rica. Tê-lo de volta foi um verdadeiro resgate das nossas manifestações culturais”, comentou a assistente social Luana Rodrigues, evidenciando que as agremiações estão de parabéns, pois superaram todas as adversidades e apresentaram belos espetáculos. “Foi tudo muito lindo”, completou.

Para a servidora pública Ana Santos, o sentimento não é diferente. Ela acredita que o evento contribui significativamente para fortalecer a identidade cultural de Coari, e educar o público sobre diferentes culturas. “Os mais novos não tem muita ideia, mas essa variedade de danças folclóricas faz parte da cultura do nosso município, então viver esse momento é uma emoção porque a gente vê que essas práticas ainda estão muito vivas na nossa cidade”, afirmou.

Responsável por colocar o Festival Cultural novamente no calendário de eventos oficiais da prefeitura, o prefeito Keitton Pinheiro, que na juventude foi um dos integrantes da Dança Cigana, falou sobre a emoção de poder proporcionar tamanha experiência para a população. “Vivenciar e apreciar a riqueza das danças tradicionais presentes em nosso município é celebrar a nossa cultura e a nossa história. Eu estou muito feliz e agradecido a todos que contribuíram para o retorno do festival e o sucesso da programação”, declarou.

Além de resgatar uma tradição que não ocorria há mais de uma década na cidade, o evento também desempenhou um papel significativo na economia local, atraindo visitantes e gerando oportunidades de negócios. Foram aproximadamente 300 empreendedores ambulantes nas áreas de alimentação, bebidas, brinquedos, flanelinhas, pipocas, bananas, bombons, entre outros produtos e serviços, credenciados para trabalhar nos dias de apresentação.

O festival teve início no último domingo (27), no Centro Cultural, e seguiu até a quarta-feira (30) com performances do Carimbó Infantil Flor de Maracujá, Carimbó da Melhor Idade, Cangaceiros de Coari, Quadrilha Cômica Os Buscapé na Roça, Quadrilha Luxo Os Uirapurus, Quadrilha Luxo Os Gaviões, Quadrilha Luxo Nascer do Sol, Quadrilha Caipira Os Sabiás, Quadrilha Caipira Zona Rural, Dança Internacional Cigana, Dança Internacional Libanesa, Ciranda da Paixão, Ciranda Renovação e Ciranda do Amor.

Os vencedores foram anunciados na quinta, sendo eles: Os Sabiás, na modalidade Quadrilha Capiria; Os Gaviões (Quadrilha Luxo); Ciranda do Amor (Dança Regional); Carimbó da Melhor Idade (Dança Nacional); e Cigana (Dança Internacional). Após o resultado, houve uma grande festa com as atrações regionais John Veiga e Forró Di Respeito, além de bandas e cantores locais, fechando com chave de ouro o festival.