InícioAMAZONASPovos Originários: Festa do Boi Caprichoso celebra cultura e ancestralidade indígena

Povos Originários: Festa do Boi Caprichoso celebra cultura e ancestralidade indígena

*Povos Originários: Festa do Boi Caprichoso celebra cultura e ancestralidade indígena*

O Boi Caprichoso realizou uma grande homenagem aos povos originários neste sábado, dia 20, durante o ensaio show no Curral Zeca Xibelão.

O boi mais querido do povão, sempre usou a arte para destacar a luta dos povos indígenas e agora reverencia as batalhas e conquistas dessas populações tradicionais.

A programação contou com os toadeiros Jr. Paulain, Gean Figueira, Victtor Shaifer, Erick Naker e Cláudio Tribal. Para celebrar os povos originários, o palco do Curral Zeca Xibelão recebeu o pajé Erick Beltrão e os Tuxauas do Boi Caprichoso Lucas Rodrigues, David Frazão e Elen Souza.

 

“É uma honra muito grande representar esse item maravilhoso que defende essa bandeira com muita garra. O Caprichoso sempre levanta essa bandeira com muita maestria. Nós, os povos originários, estamos de braços dados pra que possamos fazer uma Amazônia melhor, um Brasil melhor e um Festival de Parintins melhor”, disse o pajé Erick Beltrão.

Segundo o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, o bumbá tem um forte compromisso ancestral, cultural e humanitário com as causas indígenas e sempre vai usar sua arte para erguer bandeiras dos povos originários. Essa nossa luta é dentro e fora da arena. Fizemos um grande ensaio e vamos fazer um espetáculo muito maior no Bumbódromo”, destaca Rossy.

A noite festiva também contou com a energia e força da Raça Azul, Banda Caprichoso, Banda Canto Parintins e a Marujada de Guerra.

Fotos: Pedro Coelho



Artigos Relacionados

LEIA MAIS