TCE


O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quinta-feira, 9/11, a primeira das 15 praças molhadas projetadas para a capital amazonense, localizada na alameda São Benedito, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul. O espaço de 1,7 mil metros quadrados, construído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), foi projetado e adaptado para os públicos infantil e adulto, com programações de zumba e outras atividades físicas.

“A gente entrega a primeira praça molhada da cidade de Manaus para trabalhar a primeira infância. Deixar a criança correr, suar, se molhar e brincar, porque era assim que nós brincávamos. Nós vamos fazer 15 praças como esta, e é dessa forma que a gente vai entregando esses mobiliários, como entregamos há duas semanas lá na zona Leste, como eu entreguei aqui no Campo do Lusitânia, onde eu joguei quando eu era mais jovem. Estamos entregando em toda a cidade de Manaus obras e ações que estão mudando a cara da cidade. Agradeço aos vereadores que dão sustentação a nossa gestão lá na Câmara”, enfatizou Almeida.

Ao todo, são quatro fontes interativas, chamadas de “pórtico de cascata”, “cogumelo”, “árvore de cascata”, com seis arcos no entorno, e a “dança das águas”, que será musicada com jatos de água sincronizados com a música.

“Hoje é um dia de felicidade, o prefeito David Almeida, que veio da comunidade e sabe as necessidades das crianças, está começando algo inédito na cidade. Entregando a primeira das 15 praças molhadas, que serão feitas, principalmente nas áreas periféricas e esquecidas, com isso, faremos no Mutirão, Viver Melhor, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Mauazinho e em outras áreas centrais. Essa praça irá refrescar as crianças no calor e trazer entretenimento para as famílias”, afirma o secretário de Obras Renato Junior.

Essas estruturas interativas advêm de uma tecnologia hidráulica que jorra água e jatos do chão, para compor um cenário de pura diversão. Um painel eletrônico foi implantado para controlar toda a iluminação cênica e o volume de água despejado de um reservatório submerso com água tratada. A praça conta, ainda, com um chafariz contemplativo de 48 combinações em LED.

O palco será um ambiente adequado para promover eventos como zumba, shows e outras apresentações artísticas e organizadas pela comunidade. Outra novidade, é o “microclima”, implantado na praça com bicos de névoas que umidificam o ar e amenizam a sensação térmica.

A administradora Raquel Folegundes, 38 anos, veio inaugurar com sua filha a primeira praça molhada do Morro, com trajes de banho.

“Essa é uma parte muito importante para as crianças, agora eu vou poder curtir com minha família aos fins de semana a nova praça do Cajual. Só tenho agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras Renato Junior por esse presentão”, comemorou a moradora.

— — —

Texto – Lais Fernandes/ Semcom, Valesca Martins e Rayana Coutinho/ Seminf

Fotos – Dhyeizo Lemos e Clóvis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjB2FGL