Para abordar temas ambientais de forma lúdica, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 8/7, o lançamento do 5º episódio do projeto “Contação de História”, com o tema “O Beija-Flor Apaixonado”. A atividade ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Dulcinéia Tinoco, localizado no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste, e reuniu cerca de 465 crianças da educação infantil.
Desde o início do ano letivo, o projeto já alcançou 94 unidades de ensino da rede municipal, beneficiando cerca de 18 mil estudantes. A iniciativa utiliza vídeos com histórias inspiradas na região amazônica, sempre com uma linguagem lúdica e acessível, voltada para educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. “O Beija-Flor Apaixonado”, narra uma bela amizade entre personagens que, juntos, destacam a importância da preservação ambiental de forma leve e encantadora, valorizando a cultura e a natureza da Amazônia.
O assessor das Ocas do Conhecimento, Ewerton Nascimento, destacou que a principal função da ação é valorizar a região amazônica e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da natureza. “Durante os episódios, buscamos sempre abordar temas ligados à nossa região, despertando nos alunos o interesse em cuidar da fauna e da flora, valorizando o que temos de mais precioso, que é o nosso meio ambiente”, completou.
Para a aluna Emanuele Oliveira, de 4 anos, participar desses momentos ao lado dos colegas de classe é motivo de alegria, especialmente por aprender, de forma divertida, a cuidar do meio ambiente.
“Eu gostei bastante de assistir a historinha. Gosto de assistir com meus coleguinhas, depois a professora conversa sobre a natureza e a gente aprende que devemos cuidar da natureza”, comentou Emanuele.
De acordo com a gestora Walcicleidy da Silva, a cada novo episódio do projeto, o cmei trabalha com as crianças a importância do cuidado com o meio ambiente por meio da contação de histórias. Após assistirem aos vídeos, os professores desenvolvem atividades e metodologias pedagógicas voltadas à temática ambiental.
“Por meio desses vídeos de contação de histórias, nossas crianças aprendem a cuidar do patrimônio da escola. Além disso, cultivamos flores, realizamos feiras de ciências com foco no meio ambiente, e as crianças até construíram um parque sensorial utilizando materiais recicláveis que poderiam ser descartados de forma inadequada. Hoje, nossas crianças se sentem privilegiadas por receberem os personagens das histórias aqui na escola”, concluiu Walcicleidy.
Fonte: Semed
Foto: Eliton Santos


