TCE

Depois de ser “ENGANADO PELO ex-presidente Bolsonaro em outubro de 2021 que prometeu ajudar Manaus com R$ 1,1 BILHÃO DE REAIS e não ter cumprido nada.

O prefeito David Almeida participa, nesta terça-feira, 14/3, da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, o prefeito também terá audiência com o presidente Lula, encontro marcado pelo coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz.

 

David Almeida vai pleitear do presidente da República recursos para reforçar as ações da Prefeitura de Manaus de enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas. O prefeito quer ampliar os investimentos que já estão sendo realizados pela atual gestão em limpeza e desassoreamento de igarapés, recuperação e construção de redes de drenagens profundas e superficiais, contenção de voçorocas, entre outras ações que reduzam os casos de alagamentos ou desbarrancamentos.

 

“Em dois anos de governo, a Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp) retirou mais de 25 mil toneladas de lixo de igarapés e da orla da cidade. Nesse mesmo período, grandes erosões foram resolvidas, o que evitou tragédias”, destaca o prefeito. Em outra frente, acrescenta, a Secretaria de Infraestrutura (Seminf) construiu, por exemplo, mais de 15 quilômetros de redes de drenagens pluviais; além de desobstruir quase 20 mil bueiros.

 

O senador Omar explica que intermediou o encontro após um pedido do prefeito, preocupado com as fortes chuvas e a necessidade de intensificar as ações que a Prefeitura já vem realizando para amenizar os impactos desse período de inverno. “Eu liguei para o presidente e relatei as fortes chuvas que estamos tendo em Manaus e ele disse que recebe o prefeito na terça-feira para tratarmos de como o governo federal pode ajudar a nossa cidade”.

Em outubro de 2021 ,

MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu ao prefeito David Almeida (Avante) liberar mais de um bilhão de reais para novos investimentos em Manaus. A informação foi divulgada pelo prefeito nesta quinta-feira (28) durante um evento para servidores da Saúde.

Bolsonaro chegou a Manaus na noite de terça-feira (26) e jantou na casa do ex-ministro Eduardo Pazuello junto com outras autoridades, incluindo David Almeida. O pedido de investimento, segundo David, teria sido feito por ele durante o jantar. O prefeito disse que o presidente fez a promessa de liberar a verba e que daqui a 10 ou 15 dias deve se reunir com Bolsonaro para detalhar as demandas.

“Terça eu jantei com o presidente e falei com ele da importância dele investir em Manaus. Ele disse ‘David, eu vou investir em Manaus’. Ontem (quarta-feira, 27), quando eu me despedi dele, eu disse: e aquele compromisso com Manaus? Ele disse ‘tá de pé’. ‘Eu (Bolsonaro) estou indo à Itália’ e na volta eu vou me reunir com ele. São mais R$ 1,154 bilhão que nós vamos acessar do Governo Federal. Isso foi palavra do presidente. Eu estou trabalhando aqui com tudo que temos em mãos para levar até ele daqui a uns 10 ou 15 dias”, disse David.