O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, nesta terça-feira, 19/9, o viradão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal, e destacou que o evento faz parte das ações realizadas pela gestão para transformar a educação básica.

“Nós estamos mudando a cara da cidade de Manaus e vocês fazem parte dessa mudança. Nós melhoramos na educação, temos escolas reformadas, aumentamos o número de alunos em creche, criamos o “6º Tempo”, o “Educa+”, o “Alfabetiza+”, melhoramos o salário dos professores, recuperamos a autoestima dos nossos servidores, melhoramos o conteúdo pedagógico para investir em vocês, tudo isso para transformar vocês nos melhores alunos do Brasil”, afirmou Almeida.

O evento foi realizado de forma presencial, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, contando com 250 alunos da rede municipal e transmissão on-line com 33 mil estudantes da aula Pró-Saeb, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.

O objetivo da programação é focar na resolução de itens com características da avaliação, além de possibilitar a troca de experiências entre os estudantes e professores das unidades escolares. No total, são beneficiadas 309 unidades de ensino, envolvendo 34.090 mil alunos, subdivididos em 258 escolas que atendem 21.522 estudantes do 5º ano e 111 unidades de ensino que atendem 12.568 alunos do 9º ano. 

“Hoje, nosso esforço está voltado na avaliação do provão do Saeb, mas a nossa principal meta é que isso seja uma constante diariamente, ano após anos, e que esse incentivo à educação seja permanente, porque só assim nós vamos poder mudar a nossa realidade. Nós temos hoje 33 mil alunos da rede municipal assistindo a esse aulão Pró-Saeb, e no auditório da Semed, 250 crianças de todas as zonas de Manaus”, afirmou a titular da Semed, professora Dulce Almeida.

Aprendizado

A aluna do 5º ano, Maria Eduarda Almeida da Silva, da escola municipal José Carlos Mestrinho, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, comemorou o suporte dado aos alunos pelo sexto tempo, pois tem ajudado muito no aprendizado.

“Realmente, o sexto é para dar mais uma reforçada, porque tem muitos alunos que ainda possuem muitas dificuldades para desenvolver. Esse sexto tempo está sendo muito bom. Estou me esforçando bastante, tanto para me destacar e ajudar a escola a conseguir a nota 8,5, que a gente quer muito essa nota. Está sendo bem boa essa preparação”, citou.

Outra estudante também da mesma unidade de ensino e do 5º ano, Ana Beatriz Rodrigues, que assistiu ao viradão, mostrou muito otimismo sobre a possibilidade de êxito na prova pelos alunos.

“A minha expectativa está sendo muito boa, porque a nossa escola está tendo bom resultado. A gente está conseguindo várias notas boas, os alunos estão se esforçando bastante e a gente tem tudo para conseguir uma nota bem grande”, completou.

— — —

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Ruan Souza / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAVoRx