TCE


O prefeito David Almeida, prosseguindo com a agenda de fortalecimento da Rede de Atenção Primária à Saúde em Manaus, entregou, nesta terça-feira, 19/12, a Unidade de Saúde da Família (USF) Lourenço Borghi, localizada na Travessa S/6, s/nº, bairro Japiim, na zona Sul da capital. A unidade, que tem capacidade para realizar 15,7 mil procedimentos por mês, é a 62ª da gestão que passou por amplo trabalho de reforma e criação de novos espaços destinados a melhorar o fluxo de atendimento, a segurança e o conforto dos usuários.

Os investimentos estruturais no estabelecimento de saúde foram de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 573 mil oriundos do Ministério da Saúde, e contemplaram a ampliação do espaço de acolhimento aos pacientes, aumento da área administrativa, melhorias nos espaços para armazenamento e dispensação de medicamentos, além da criação do consultório farmacêutico, ampliação da sala de vacina, sala para Agentes Comunitários de Saúde, e um novo ambiente para serviços de esterilização.

O chefe do Executivo municipal destacou que a saúde básica de Manaus tem sido referência para o Brasil. Ele destacou, ainda, a reforma, ampliação e a melhoria dessa unidade.

“Hoje, nós vivemos uma nova realidade, onde a saúde básica de Manaus é referência para todo o Brasil. Hoje, a realidade é totalmente diferente, nós vamos entregar essa unidade reformada, ampliada, melhorada, humanizada e transformada. Em Manaus, nós temos os melhores servidores do Brasil em atenção básica da área de saúde. É isso que eu tenho falado, portanto, muito obrigado pelo trabalho dos servidores da saúde em fazer os atendimentos necessários que estão ocasionando essas mudanças”, enfatizou Almeida.

Além dessas melhorias, a unidade de saúde contará com mais um consultório de odontologia, o que vai dobrar a capacidade de atendimento da USF. A promoção da acessibilidade também foi outro aspecto de melhoria e a unidade ganhou rampa, banheiro PCD e ampliação de vão de portas.

A titular da Semsa, Shadia Fraxe, disse ter orgulho de fazer parte da gestão do prefeito Davi Almeida. Ela destacou a revolução que a gestão vem promovendo na atenção básica à saúde.

“É uma preocupação na agenda do prefeito Davi, melhorar a acessibilidade. Nós não tínhamos rampa para PCD, nós aumentamos mais um consultório odontológico, temos agora duas equipes de saúde bucal, duas equipes de estratégia de saúde da família. Estamos aí com todos os serviços de atenção básica e aqui a gente está incluindo também curativos, testes rápidos, pré-natal, enfim, todos os serviços e a gente tem agora uma sala de vacina completa”, disse Shadia Fraxe.

Com quatro equipes de saúde, sendo duas de Estratégia da Família e duas de Saúde Bucal, a unidade é referência para 58 mil pessoas que residem nos bairros Japiim, Distrito Industrial e adjacências. As equipes profissionais incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal, além dos que atuam em atividades administrativas.

Serviços

A carteira de serviço da USF Lourenço Borghi inclui todos os procedimentos da Atenção Básica, como atendimentos clínicos, odontológicos, vacinação, dispensação de medicamentos, pré-natal, realização de curativos e nebulização, controle e prevenção de hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, leishmaniose e malária.

A unidade também irá realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde de programas sociais, como Bolsa Família e Leite do Meu Filho, exames de diagnóstico, incluindo o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, teste de gravidez e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.

Plano

Com a entrega da USF Lourenço Borghi, o número de unidades reestruturadas pela atual gestão municipal chega a 62, das quais 61 reformas e revitalizações e uma construção de grande porte, a USF Amazonino Mendes, localizada no bairro Lago Azul, na zona Norte, com 1,2 mil metros de área construída.

Outras unidades estão no Plano Municipal de Obras e, atualmente, 21 delas estão em curso, sendo nove construções de grande porte. Além disso, estão previstas mais 20 obras, entre reformas e construções.