TCE

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, lançou nesta quarta-feira (26), na Policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso, o Projeto “Visão além do Futuro”, o qual será desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

A iniciativa tem como objetivo fornecer exame de vista e doação de óculos de grau para estudantes da rede pública de ensino, municipal e estadual. Somente na primeira etapa, que ocorre entre hoje e o próximo sábado (29), 720 alunos devem ser beneficiados.

De acordo com Keitton Pinheiro, o projeto é de extrema importância para os estudantes, uma vez que, o exame de vista pode detectar problemas de visão que podem prejudicar o desempenho escolar e afetar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, enquanto a correção da visão pode ajudar a prevenir problemas de saúde ocular a longo prazo. “Vale ressaltar que problemas de visão não tratados podem levar a dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento escolar e até mesmo à evasão escolar”, observou.

O prefeito evidenciou que a previsão é que o “Visão além do Futuro” atenda um total de 6.500 estudantes no período de um ano, dando total assistência àqueles que apresentarem algum problema de vista. “Se for diagnosticado alguma alteração no exame, o aluno será encaminhado para os tratamentos necessários, inclusive com a oferta de óculos de grau, garantindo que ele tenha a correção adequada para sua visão e, assim, possa participar plenamente das atividades escolares”, reforçou.

Há um ano, a universitária Letícia Aguiar da Silva, de 22 anos, descobriu que a filha Dhevillyn, 3, era portadora da síndrome de Duane, uma doença rara e congênita de estrabismo que limita o movimento ocular. Desde então, a criança passou a usar óculos e teve a nova consulta com o oftalmologista, nesta quarta, comemorada pela mãe. “O retorno dela é com 5 anos, mas achei ótimo o atendimento pelo projeto porque é uma oportunidade pra gente saber como está o caso dela”, comentou.

A implantação do “Visão além do Futuro” conta com o apoio da deputada estadual Dr. Mayara Pinheiro, e atende uma indicação de autoria do vereador Orleilson Lima. O parlamentar esteve presente na solenidade e elogiou o atendimento da demanda pela atual gestão municipal. “É um gesto humanitário, pois a prevenção é o melhor caminho. A gente sabe que em algumas situações a dificuldade do aluno não é tão perceptível, então esse projeto é fundamental nas escolas. Parabéns ao prefeito Keitton Pinheiro, por mais esse momento tão especial em Coari”, disse.

Conforme a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Socorro Barreto, as primeiras consultas com o oftalmologista foram direcionadas para os estudantes do Ensino Infantil, em seguida serão contemplados os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). “Os atendimentos serão realizados ao longo do ano até alcançarmos todas as escolas da rede pública municipal e estadual”, garantiu.

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O principal objetivo do PSE é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.