InícioMANAUSPrefeito ressalta ampliação dos serviços básicos de saúde nas comunidades do rio...

Prefeito ressalta ampliação dos serviços básicos de saúde nas comunidades do rio Amazonas graças às novas entregas estruturais

 

Buscando ampliar os serviços básicos de saúde ofertados pela atual gestão municipal, o prefeito de Manaus, David Almeida, ao lado da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, entregou, na manhã desta quarta-feira, 23/8, na comunidade Bonsucesso, localizada a aproximadamente 70 quilômetros em linha reta do centro urbano da capital, as unidades de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Antônio Levino e a Unidade Rural de Apoio Tabocal Bonsucesso, que serve de suporte para os trabalhos de saúde desenvolvidos junto a 83 famílias do local.

Ambas as estruturas passaram por uma revitalização total e serão fundamentais para a qualificação dos atendimentos aos moradores das comunidades localizadas às margens do rio Amazonas, como destacou David Almeida.

“Eu sofri um acidente nesta comunidade e tive que ser levado para a unidade de saúde do Puraquequara. Por isso, sei a importância destas entregas que estamos fazendo. Deus me deu a oportunidade, juntamente com a população, de ser prefeito de Manaus e, hoje, estamos trazendo essa unidade completa para a população dessas comunidades, que ficam ao redor do Bonsucesso. Essa é a mudança que estamos implementando na área da saúde. As nossas estradas são os nossos rios e esse território é Manaus”, enfatizou Almeida.

Shádia Fraxe fez questão de ressaltar a importância dos investimentos para que a prefeitura consiga desenvolver um bom trabalho na região, graças às características únicas da região amazônica.

“Nós temos aqui 83 famílias que moram na comunidade Bonsucesso, mas o desafio da Semsa vai mais longe que isso. Nós temos 47 comunidades ao longo do rio Amazonas, que totalizam quase 1.300 famílias. Todas elas são atendidas por essa unidade fluvial Antônio Levino que foi reinaugurada e por esta unidade de apoio. Com isso, entregamos mais cinco lanchas que darão um apoio para que possamos fazer este trabalho honrando o SUS”, afirmou a secretária.

Moradora da comunidade há cinco anos, a professora Daise Teixeira afirmou que ações como essa realizada pela Prefeitura de Manaus só confirma o olhar diferente que a atual gestão tem pelos moradores da zona ribeirinha da capital amazonense.

“Estamos muito felizes com o cuidado e o olhar que à gestão do prefeito David Almeida está tendo com a comunidade do Bonsucesso. A gente ver esse olhar do prefeito David Almeida com as comunidades, essa descentralização, essa atenção não apenas com a comunidade do Bonsucesso, mas com todas as comunidades ribeirinhas tanto do rio Amazonas quanto do rio Negro”, destacou a moradora.

Durante o evento, o chefe do Executivo municipal realizou também as entregas de cinco embarcações de pequeno porte, com motor de 15HP, que serão utilizadas nas atividades de atenção à saúde e combate a endemias promovidas pelas cinco unidades de apoio rural instaladas às margens do rio Amazonas.

Unidade Fluvial

A USFF Dr. Antônio Levino vai oferecer serviços de atenção primária, como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, exames laboratoriais, vacinação e dispensação de medicamentos, aos 3,9 mil moradores das 47 comunidades ribeirinhas localizadas nos 170 quilômetros da calha do Rio Amazonas que se encontram dentro dos limites da área rural da capital amazonense.

O barco viaja até as comunidades da calha do rio Amazonas uma vez por mês, durante 10 dias, com a finalidade de promover a saúde da população ribeirinha local, estimada em 1.236 famílias, e evitar quadros graves de adoecimento e a necessidade de assistência na média e na alta complexidade.

A equipe responsável pela coordenação, assistência aos pacientes e deslocamento da unidade até as comunidades é formada por 13 profissionais. A equipe inclui médico, enfermeiros, cirurgião-dentista, técnico de saúde bucal, técnicos de enfermagem, técnico de patologia clínica, farmacêutico-bioquímico, além da tripulação.

Para o atendimento da população o barco oferece recepção, sala de espera, consultório médico e consultório de enfermagem com maca ginecológica, consultório odontológico, sala de imunização, farmácia, laboratório de análises clínicas e coleta de exames, sala de lavagem de materiais, sala de esterilização e sala de procedimentos (realização de curativos e atendimentos de urgência básica).

A reforma da unidade contemplou revisão elétrica, hidráulica e pintura geral, revisão de motores propulsores e de energia, readequação dos tanques de combustíveis, e substituição de condicionadores de ar e do mobiliário, além de atualização da comunicação visual das áreas interna e externa.

Referência nacional

O modelo de unidade fluvial adotado pelo município está sendo fortalecido na gestão do prefeito David Almeida e é uma referência nacional. A USFF Dr. Antônio Levino é a segunda unidade fluvial reinaugurada na atual gestão. Em junho do ano passado, a prefeitura já havia entregue, totalmente revitalizada, a USFF Dr. Ney Lacerda, responsável pela assistência às comunidades instaladas na calha do Rio Negro.

Nos períodos de reforma das unidades, as comunidades permaneceram com o atendimento de um dos barcos, sem interrupção da assistência à saúde. De janeiro a julho deste ano, foram realizadas na área de abrangência do rio Amazonas 1,3 mil consultas médicas, 800 consultas odontológicas e 1,7 mil consultas de enfermagem.

Fonte: Semcom /Semsa
Fotos: Ruan Souza



Artigos Relacionados

LEIA MAIS