InícioAMAZONASPrefeitura de Autazes combate incêndios no município e amplia ações emergenciais

Prefeitura de Autazes combate incêndios no município e amplia ações emergenciais

Prefeito Andreson fecha o cerco para identificar os autores das ações

O município de Autazes (a 112 km de Manaus), é um dos mais atingidos pelas queimadas, provenientes de ações criminosas, que estão espalhando fumaça para os municípios próximos colocando em risco a saúde da população. A Prefeitura Municipal, que já vem atuando desde o mês de junho deste ano nesse setor, ampliou as ações esta semana por conta da intensidade do problema.

Devido o aumento das queimadas registrados na quarta-feira (11), um dos mais intensos da história, o prefeito Andreson Cavalcante e sua equipe solicitaram ajuda aos órgãos estaduais e federais competentes para reforçar o trabalho de combate à prática. “Fiz expediente para o Ibama, Ipaam, Ministério Público do Estado, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Defesa Civil, reforcei com a Promotoria de Autazes, com a Delegacia de Autazes e a Guarda Municipal, o que já fomos atendidos de imediato”, disse Cavalcante.

Ele informa que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já está se deslocando para o município para fiscalizar e autuar, o Batalhão Ambiental também está chegando com mais seis viaturas e um efetivo de mais de 20 homens, a Prefeitura alocou mais dois carros pipas para somar com o que já tem na cidade e a empresa Potássio do Brasil que deverá alugar mais dois carros pipas para fortalecer no combate.

“A prefeitura também está concedendo hora extra para que a guarda municipal dobre o efetivo em campo, montamos uma sala com reservas de leitos para atendimento exclusivo às pessoas que estão sofrendo com problemas respiratórios. Ontem foi o pior dia da história de Autazes, que amanheceu totalmente coberta por fumaça. O Inpe informou que nas últimas 48 horas tiveram 504 focos de incêndios no estado, dos quais 104 em Autazes, representando 21% de média das queimadas no geral. Estamos combatendo e apelamos à população que denuncie atitudes suspeitas”, diz o prefeito.

Prefeitura atua desde junho

Desde o dia 15 de junho a Prefeitura de Autazes vem tomando providências para amenizar os danos caudados por queimadas. A Secretária de Meio Ambiente do Município trabalha desde o início do ano em ações de conscientização nas escolas e comunidades. Uma das primeiras medidas foi formar um grupo de ações integradas, para planejar o combate ao incêndio e queimadas na região de Autazes.

Conhecendo o verão amazônico caracterizado pelas altas temperaturas e chuvas abaixo da média entre os meses de julho a novembro, o órgão decretou, ainda no mês de agosto, Situação de Emergência Ambiental, definindo providências, destacando a aplicação de penalidades proporcionais ao grau de infração cometida a quem o fizer.

O grupo de ação integrada é composto pela Secretaria de Meio Ambiente de Autazes, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Centro de Monitoramento por Câmeras (Ciops), Polícia Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiro, que se desloca até o município com o apoio da prefeitura.

A Prefeitura está com as equipes em campo dia e noite, em regime de plantão, recebendo informações do Ciops, para combater os incêndios e focos de calor, e pede o apoio população para não praticar ações de queimadas em áreas de pasto ou plantações nesse período.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Autazes

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS